sicnot

Perfil

Mundo

Humorista francês Dieudonné condenado na Bélgica por antissemitismo

O humorista francês Dieudonné foi hoje condenado a dois meses de prisão efetiva e uma multa de 9.000 euros, por antissemitismo e incitação ao ódio, anunciou um advogado que representava as organizações judaicas da Bélgica.

Reuters

De acordo com o advogado Eric Lemmens, o tribunal correcional de Liège considerou provadas todas as acusações imputadas a Dieudonné Mbala Mbala, que, num espetáculo dado em março de 2012 na zona de Liège, perante mais de um milhar de pessoas, e gravado pela polícia, proferiu uma série de declarações consideradas discriminatórias, antissemitas e negacionistas, bem como de incitação ao ódio e à violência.

Dieudonné foi ainda condenado a pagar a publicação da sentença do tribunal em dois dos principais jornais belgas francófonos, o "Le Soir" e o "La Libre Belgique".

A carreira de Dieudonné tem sido marcada pela polémica, face a muitas intervenções julgadas antissemitas.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.