sicnot

Perfil

Mundo

Coreias acordam diálogo de alto nível no próximo mês

As duas Coreias, do Norte e do Sul, acordaram esta quinta-feira realizar um raro diálogo de alto nível no próximo mês, após terem alcançado em agosto um acordo visando atenuar as tensões transfronteiriças, anunciou o Ministério da Unificação em Seul.

Em junho de 2013, as duas partes concordaram realizar o que teria sido o primeiro diálogo de alto nível em seis anos, mas Pyongyang cancelou na véspera das negociações se iniciarem. (Arquivo)

Em junho de 2013, as duas partes concordaram realizar o que teria sido o primeiro diálogo de alto nível em seis anos, mas Pyongyang cancelou na véspera das negociações se iniciarem. (Arquivo)

© Issei Kato / Reuters

Um responsável do ministério disse que as duas partes se encontrarão a nível ministerial no dia 11 de dezembro na zona industrial conjunta de Kaesong, na Coreia do Norte.

A agenda inclui "assuntos pendentes relacionados com a melhoria das relações", adiantou a mesma fonte, sem dar mais pormenores.

O acordo sobre o diálogo foi conseguido em negociações que decorreram hoje na aldeia fronteiriça de Panmunjom.

Em junho de 2013, as duas partes concordaram realizar o que teria sido o primeiro diálogo de alto nível em seis anos, mas Pyongyang cancelou na véspera das negociações se iniciarem.

Temas prováveis do encontro em dezembro serão a das reuniões regulares desejadas pela Coreia do Sul para as famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-53), que dividiu a península coreana. A Coreia do Norte, por seu turno, quererá discutir o recomeço das visitas de grupos turísticos sul-coreanos ao seu complexo turístico do Monte Kumgang.

Lusa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.