sicnot

Perfil

Mundo

Coreias acordam diálogo de alto nível no próximo mês

As duas Coreias, do Norte e do Sul, acordaram esta quinta-feira realizar um raro diálogo de alto nível no próximo mês, após terem alcançado em agosto um acordo visando atenuar as tensões transfronteiriças, anunciou o Ministério da Unificação em Seul.

Em junho de 2013, as duas partes concordaram realizar o que teria sido o primeiro diálogo de alto nível em seis anos, mas Pyongyang cancelou na véspera das negociações se iniciarem. (Arquivo)

Em junho de 2013, as duas partes concordaram realizar o que teria sido o primeiro diálogo de alto nível em seis anos, mas Pyongyang cancelou na véspera das negociações se iniciarem. (Arquivo)

© Issei Kato / Reuters

Um responsável do ministério disse que as duas partes se encontrarão a nível ministerial no dia 11 de dezembro na zona industrial conjunta de Kaesong, na Coreia do Norte.

A agenda inclui "assuntos pendentes relacionados com a melhoria das relações", adiantou a mesma fonte, sem dar mais pormenores.

O acordo sobre o diálogo foi conseguido em negociações que decorreram hoje na aldeia fronteiriça de Panmunjom.

Em junho de 2013, as duas partes concordaram realizar o que teria sido o primeiro diálogo de alto nível em seis anos, mas Pyongyang cancelou na véspera das negociações se iniciarem.

Temas prováveis do encontro em dezembro serão a das reuniões regulares desejadas pela Coreia do Sul para as famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-53), que dividiu a península coreana. A Coreia do Norte, por seu turno, quererá discutir o recomeço das visitas de grupos turísticos sul-coreanos ao seu complexo turístico do Monte Kumgang.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.