sicnot

Perfil

Mundo

Rússia reforça controlo de produtos alimentares importados da Turquia

A Rússia decidiu reforçar os controlos sobre os produtos alimentares e agrícolas importados da Turquia, citando violações de normas sanitárias, anunciou hoje o Ministério da Agricultura, dois dias depois de a Turquia ter abatido um avião militar russo.

(Arquivo)

(Arquivo)

© RIA Novosti / Reuters

"Atendendo às repetidas violações de normas russas por parte dos produtores turcos, o governo russo incumbiu a [agência de segurança alimentar] Rosselkhoznadzor de reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e de alimentos da Turquia, bem como organizar controlos adicionais na fronteira e locais de produção na República da Turquia", afirmou o ministro da Agricultura, Alexander Tkachev, em comunicado.

Lusa

  • Copiloto russo diz que caça nunca violou o espaço aéreo turco
    2:48

    Mundo

    O copiloto russo, que sobreviveu à queda do caça abatido pela Turquia, diz que o aparelho nunca violou o espaço aéreo turco e que não houve qualquer aviso. A informação surge entre apelos da comunidade internacional para que o incidente seja resolvido pelas vias diplomáticas.

  • Presidente turco garante que não quer conflito com a Rússia
    0:48

    Mundo

    O Presidente turco garante que não quer envolver o país num clima de tensão com a Rússia, mas defende que o abate do avião militar russo foi legítimo. Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e da Turquia falaram ao telefone e marcaram um encontro para os próximos dias.

  • Relações tremidas entre a Rússia e a Turquia
    2:30

    Mundo

    As relações entre a Turquia e a Rússia estão cada vez mais tensas por causa do abate de uma avião de guerra. Vladimir Putin diz que os russos devem deixar de viajar para a Turquia e admite impor sanções económicas. Moscovo também decidiu deslocar meios militares para perto da fronteira turca.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28