sicnot

Perfil

Mundo

Bombista faz-se explodir numa procissão xiita no nordeste da Nigéria

Um bombista suicida fez-se explodir hoje no meio de uma procissão de muçulmanos xiitas a 20 quilómetros a sul de Kano, no nordeste da Nigéria, informaram os organizadores, que falam de "dezenas de mortos". Segundo avança a agência France Press, serão pelo menos 21 mortos.

Kano, Nigéria, após um ataque do grupo Boko Haram a 18 de novembro.

Kano, Nigéria, após um ataque do grupo Boko Haram a 18 de novembro.

Muhammed Giginyu / AP

O ataque ocorreu cerca das 14:00 locais (13:00 em Lisboa) "matando dezenas" de fiéis na localidade de Dakasoye, afirma no seu 'site' na Internet o Movimento Islâmico na Nigéria, dirigido pelo xeque Ibrahim Zakzaky, que organizou a procissão.

"Havia uma enorme multidão, é ainda cedo para fazer um balanço preciso das vítimas", disse à agência France Presse um dos organizadores que não quis ser identificado.

Antes, explica o comunicado divulgado no referido 'site', um primeiro bombista suicida tinha sido detido e confessado que um segundo se encontrava entre a multidão.

O segundo suicida ter-se-á feito explodir quando percebeu que o seu cúmplice tinha sido detido, disse a mesma fonte à AFP.

"Estava vestido de preto como toda a gente. O seu cúmplice tinha sido detido antes e tinha confessado que eles tinham sido enviados pelo (grupo radical islâmico) Boko Haram", adiantou.

"Eles faziam parte dos jovens raptados pelo Boko Haram na cidade de Mubi (estado de Borno) o ano passado e levados para a floresta de Sambisa onde foram obrigados a ter treino militar. Foram enviados para Kano há 11 dias e mantidos numa casa especificamente para realizarem este ataque", precisou o organizador.

Os fiéis participavam numa "marcha simbólica" de Kano a Zaria, no vizinho estado de Kaduna, onde o xeque Zakzaky está sediado, para marcar o 40.º dia do luto xiita de Ashura, pelo aniversário da morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé.

A chegada a Zaria, prevista para 03 de dezembro, devido coincidir com a concentração de peregrinos na cidade iraquiana de Kerbala, onde se encontra o túmulo do imã Hussein.

O sunita Boko Haram já tinha escolhido os muçulmanos xiitas como alvo noutras ocasiões.

Iniciada em 2009, a revolta do Boko Haram e a sua repressão causaram pelo menos 17.000 mortos e 2,5 milhões de deslocados na Nigéria.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52