sicnot

Perfil

Mundo

Bombista faz-se explodir numa procissão xiita no nordeste da Nigéria

Um bombista suicida fez-se explodir hoje no meio de uma procissão de muçulmanos xiitas a 20 quilómetros a sul de Kano, no nordeste da Nigéria, informaram os organizadores, que falam de "dezenas de mortos". Segundo avança a agência France Press, serão pelo menos 21 mortos.

Kano, Nigéria, após um ataque do grupo Boko Haram a 18 de novembro.

Kano, Nigéria, após um ataque do grupo Boko Haram a 18 de novembro.

Muhammed Giginyu / AP

O ataque ocorreu cerca das 14:00 locais (13:00 em Lisboa) "matando dezenas" de fiéis na localidade de Dakasoye, afirma no seu 'site' na Internet o Movimento Islâmico na Nigéria, dirigido pelo xeque Ibrahim Zakzaky, que organizou a procissão.

"Havia uma enorme multidão, é ainda cedo para fazer um balanço preciso das vítimas", disse à agência France Presse um dos organizadores que não quis ser identificado.

Antes, explica o comunicado divulgado no referido 'site', um primeiro bombista suicida tinha sido detido e confessado que um segundo se encontrava entre a multidão.

O segundo suicida ter-se-á feito explodir quando percebeu que o seu cúmplice tinha sido detido, disse a mesma fonte à AFP.

"Estava vestido de preto como toda a gente. O seu cúmplice tinha sido detido antes e tinha confessado que eles tinham sido enviados pelo (grupo radical islâmico) Boko Haram", adiantou.

"Eles faziam parte dos jovens raptados pelo Boko Haram na cidade de Mubi (estado de Borno) o ano passado e levados para a floresta de Sambisa onde foram obrigados a ter treino militar. Foram enviados para Kano há 11 dias e mantidos numa casa especificamente para realizarem este ataque", precisou o organizador.

Os fiéis participavam numa "marcha simbólica" de Kano a Zaria, no vizinho estado de Kaduna, onde o xeque Zakzaky está sediado, para marcar o 40.º dia do luto xiita de Ashura, pelo aniversário da morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé.

A chegada a Zaria, prevista para 03 de dezembro, devido coincidir com a concentração de peregrinos na cidade iraquiana de Kerbala, onde se encontra o túmulo do imã Hussein.

O sunita Boko Haram já tinha escolhido os muçulmanos xiitas como alvo noutras ocasiões.

Iniciada em 2009, a revolta do Boko Haram e a sua repressão causaram pelo menos 17.000 mortos e 2,5 milhões de deslocados na Nigéria.

Lusa

  • Fuga de ácido em camião corta EN1 em Gaia

    País

    Uma fuga de gás clorídrico do contentor de um camião que circulava na zona de Pedroso em Vila Nova de Gaia obrigou ao corte do trânsito na EN 1, no sentido Norte/Sul.

    Em desenvolvimento

  • Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
    2:39
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.