sicnot

Perfil

Mundo

Kremlin anuncia encontro entre Erdogan e Putin

O presidente turco Erdogan pediu um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin. O anúncio foi feito pelo Kremlin há instantes. O encontro terá lugar em Paris, no próximo dia 30.

© POOL New / Reuters

O primeiro-ministro turco está empenhado em retomar as relações diplomáticas com a Rússia.
Num comunicado publicado pelo jornal britânico "The Times", o chefe do executivo da Turquia diz que "Ancara está preparada para trabalhar com Moscovo para apaziguar as tensões entre os dois países".

A Turquia abateu na terça-feira um bombardeiro russo que sobrevoava o espaço aéreo turco. Garante que emitiu 10 avisos em 5 minutos. Moscovo garante que o avião sobrevoava a Síria e que não recebeu qualquer alerta.

A Turquia afirma que a comunidade internacional não pode agir contra si mesmo, caso contrário, os únicos vencedores serão os extremistas do Daesh e o regime sírio.

  • Copiloto russo diz que caça nunca violou o espaço aéreo turco
    2:48

    Mundo

    O copiloto russo, que sobreviveu à queda do caça abatido pela Turquia, diz que o aparelho nunca violou o espaço aéreo turco e que não houve qualquer aviso. A informação surge entre apelos da comunidade internacional para que o incidente seja resolvido pelas vias diplomáticas.

  • Turcos garantem que avião russo violou o espaço aéreo do país
    1:12

    Mundo

    A Rússia ameaça tomar medidas de retaliação contra a Turquia. O primeiro-ministro admite suspender projetos económicos entre os dois países e impôr restrições às transações financeiras. As relações entre Ancara e Moscovo atravessam uma crise grave desde que a aviação turca abateu um caça russo perto da fronteira síria, na terça-feira. Os turcos garantem que o aparelho violou o espaço aéreo e que foi avisado várias vezes antes de ser atingido. No entanto, os russos negam esta versão. O Presidente turco já lamentou a ameaça de Moscovo e rejeitou as acusações de que apoia o Daesh (Estado Islâmico).

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.