sicnot

Perfil

Mundo

MNE francês concebe possibilidade de forças do regime participarem na luta contra o Daesh

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, considerou hoje, pela primeira vez, a possibilidade de as forças do regime sírio se poderem associar à luta contra o grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico.

© POOL New / Reuters

De modo a combater os radicais do Daesh, "há dois conjuntos de medidas: os bombardeamentos (...) e as forças no terreno, que não vão ser as nossas, mas que devem ser as forças do exército sírio livre [oposição], as forças árabes sunitas e, porque não, as forças do regime e, claros, os curdos também", declarou o chefe da diplomacia francesa à rádio RTL.

Mas o Presidente sírio, Bashar al-Assad, "não pode ser o futuro do seu povo", reiterou.

O objetivo militar "primeiro" permanece sobre Raqa, bastião do grupo 'jihadista' na Síria, alvo de intensos raides da aviação russa e francesa há vários dias, acrescentou Laurent Fabius.

"É para nós um dos primeiros objetivos militares, mesmo o principal, porque se trata do centro nevrálgico do Daesh [acrónimo árabe de EI], onde foram planeados os atentados contra a França", disse.

Após a visita, na quinta-feira, do Presidente francês, François Hollande, ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, os dois países concordaram "coordenar" as suas ações contra o EI e reforçar a "troca de informações" para combate ao grupo extremista que reivindicou os atentados de 13 de novembro em Paris e o derrube, à bomba, de uma avião de passageiros russo sobre os Montes Sinai, no Egito, provocando a morte dos seus 224 ocupantes, a 31 de outubro passado.

  • Buscas no Benfica, P. Ferreira, V. Setúbal e Desportivo das Aves

    Desporto

    A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas à SAD do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda ao Paços de Ferreira, Desportivo das Aves e Vitória de Setúbal. Em causa estão alegados crimes de corrupção desportiva e fraude fiscal. O clube da Luz já reagiu em comunicado.

    Em atualização

  • Sousa Cintra e Comissão de Gestão analisam futuro do Sporting
    2:37

    Crise no Sporting

    Sousa Cintra reuniu-se hoje com a Comissão de Gestão para analisar o que fazer no Sporting, depois da tomada de posição de Bruno de Carvalho. O presidente que foi destituído do cargo na Assembleia Geral de sábado, depois de dizer que se ia afastar, deixou depois a garantia de que vai impugnar a reunião magna do clube e vai a eleições.

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Gato reencontra dono 10 anos depois de ter desaparecido

    Mundo

    A Blue Cross recolheu no mês passado um gato que tinha sido dado como desaparecido em 2008, num altura em que o dono Mark Salisbury residia em Ipswich, Suffolk, no Reino Unido. Graças ao microchip de Harry, a associação britânica que se dedica à proteção animal, conseguiu localizar Salisbury, que agora vive em Gloucestershire.