sicnot

Perfil

Mundo

Vale tudo na Venezuela de Maduro

A lei é clara. Proíbe a utilização de recursos do Estado para promover candidatos. Mas na Venezuela de Maduro pouco importa o que diz a lei. A máxima é: "que ganhe o melhor".

Nicolas Maduro

Nicolas Maduro

© Handout . / Reuters

Casas, carros, pernas de porco, bolsas de estudo, tabletes, iluminação pública, pensões de reforma. Vale tudo para conquistar votos.

A lei diz que os recursos do Estado não podem ser usados para estes fins. Nada que demova Nicolás Maduro. O "filho de Chaves" espera que dê frutos, mas a campanha não parece estar a corre-lhe bem.

Segundo as sondagens, a oposição prepara-se para ganhar o controlo da Assembleia Nacional (parlamento) pela primeira vez em 16 anos, isto é, desde que o mentor do Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, o falecido líder Hugo Chaves, chegou ao poder, em 1999.

O presidente do parlamento, Diosdado Cabello, já veio dizer que se o chavismo perder a maioria parlamentar, "haverá um conflito de poderes".

Esta quarta-feira, o líder da oposição foi morto. Luís Manuel Siaz, do partido Ação Democrática, foi assassinado durante um comício por tiros disparados de dentro de um carro.

A oposição, claro, responsabiliza o Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv, o partido do Governo) e alegados apoiantes do Presidente Nicolas Maduro.

O presidente respondeu, em comunicado, ter-se tratado de um caso de morte por encomenda, para perturbar as eleições legislativas previstas para 6 de dezembro

As eleições estão marcadas para o dia 6 de dezembro. Cerca de 19,5 milhões de venezuelanos decidem de que forma será renovada os 167 lugares que compõem o parlamento venezuelano.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.