sicnot

Perfil

Mundo

Criança treinada por talibãs entrega-se à polícia afegã

Uma criança de 12 anos treinada pelos talibãs para pôr termo à vida com explosivos entregou-se hoje à polícia depois de escapar de um centro de treino no noroeste do Afeganistão, informou uma fonte policial.

© Mohammad Ismail / Reuters

O menor, Zakaria, tinha sido vendido pelos pais aos talibãs por 700 mil afganis (quase 10 mil euros) para receber treino tendo em vista cometer um ataque suicida, explicou à agência EFE o chefe da polícia local, Agha Andarabi.

Segundo a mesma fonte, a criança terá confessado que frequentava aulas de manipulação de explosivos com outras seis crianças e que escapou quando o informaram dos planos para efetuar um ataque suicida.

"Usar crianças como atacantes suicidas mostra a debilidade dos talibãs", afirmou o chefe da polícia, responsabilizando o medo, a pobreza, e em alguns casos a simpatia pela causa, para os pais entregarem os filhos a troco de dinheiro.

Nos últimos anos, repetem-se os casos de crianças alistadas pelos talibãs para se imolarem. No ano passado, uma menina de 10 anos foi detida pela polícia depois de confessar que o seu irmão, um comandante talibã, lhe tinha ordenado cometer um ataque suicida contra um posto de controlo no sul do Afeganistão.

Em março, na mesma localidade, duas crianças morreram e outras seis ficaram feridas em resultado da detonação de explosivos numa escola muçulmana.

Lusataliba

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.