sicnot

Perfil

Mundo

Criança treinada por talibãs entrega-se à polícia afegã

Uma criança de 12 anos treinada pelos talibãs para pôr termo à vida com explosivos entregou-se hoje à polícia depois de escapar de um centro de treino no noroeste do Afeganistão, informou uma fonte policial.

© Mohammad Ismail / Reuters

O menor, Zakaria, tinha sido vendido pelos pais aos talibãs por 700 mil afganis (quase 10 mil euros) para receber treino tendo em vista cometer um ataque suicida, explicou à agência EFE o chefe da polícia local, Agha Andarabi.

Segundo a mesma fonte, a criança terá confessado que frequentava aulas de manipulação de explosivos com outras seis crianças e que escapou quando o informaram dos planos para efetuar um ataque suicida.

"Usar crianças como atacantes suicidas mostra a debilidade dos talibãs", afirmou o chefe da polícia, responsabilizando o medo, a pobreza, e em alguns casos a simpatia pela causa, para os pais entregarem os filhos a troco de dinheiro.

Nos últimos anos, repetem-se os casos de crianças alistadas pelos talibãs para se imolarem. No ano passado, uma menina de 10 anos foi detida pela polícia depois de confessar que o seu irmão, um comandante talibã, lhe tinha ordenado cometer um ataque suicida contra um posto de controlo no sul do Afeganistão.

Em março, na mesma localidade, duas crianças morreram e outras seis ficaram feridas em resultado da detonação de explosivos numa escola muçulmana.

Lusataliba

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.