sicnot

Perfil

Mundo

Protestos em Istambul após a morte ativista curdo

Cerca de duas mil pessoas protestam na praça principal de Istambul, depois da morte de um ativista curdo que foi atingido com uma bala perdida, esta manhã.

Tahir Elci foi apanhado no meio de fogo cruzado, quando fazia uma declaração pública à comunicação social. O advogado, de 49 anos, apelava ao fim da tensão entre a polícia e os rebeldes curdos, quando começaram os confrontos. Dois polícias e um jornalista ficaram feridos. Há instantes, a polícia teve de disparar canhões de água e gás pimenta para afastar os manifestantes da praça Taksim. O primeiro-ministro da Turquia veio a público lamentar a morte do ativista curdo.

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.