sicnot

Perfil

Mundo

Israel suspende contactos com UE sobre processo de paz com palestinianos

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou hoje o fim da participação da União Europeia (UE) no processo de paz com os palestinianos, depois da aprovação de uma diretiva comunitária relativa à etiquetagem dos produtos oriundos da Palestina.

DAN BALILTY / POOL

Netanyahu, que acumula também a pasta dos Negócios Estrangeiros, deu instruções a esse ministério para "reavaliar a implicação" da UE no "diálogo político" com os palestinianos devido à diretiva comunitária que foi aprovada este mês e que cujo cumprimento é vinculativo para os 28 Estados-membros.

"O primeiro-ministro ordenou a suspensão dos contactos diplomáticos com as instituições da UE e seus representantes" sobre o processo de paz até que seja finalizado o processo de reavaliação pedido por Netanyahu, segundo um comunicado oficial citado pela agência de notícias espanhola EFE, que não detalha quais as instituições afetadas por esta decisão.

O documento assinalou que a medida "é uma consequência da [nova] etiquetagem" de produtos oriundos dos territórios ocupados por Israel em 1967 e que "é importante clarificar que Israel mantém diálogos diplomáticos com distintos países europeus, mas não com as instituições da UE" sobre esta matéria.

Lusa

  • Manifestação em Lisboa a favor de Israel
    3:06

    País

    Um palestinano foi hoje abatido em Jerusalém pelas tropas israelitas depois de ter esfaqueado um policia. São as mais recentes vítimas da nova intifada que, em apenas dois meses de conflito, já fez dezenas de mortos: 19 do lado israelita e 94 palestinianos. Uma escalada de violência que não tem fim à vista e que levou uma centena de pessoas a manifestarem-se, esta tarde, em Lisboa, a favor de Israel.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC