sicnot

Perfil

Mundo

Festa de natal cancelada, polémica instalada

O objetivo era promover a integração e não ofender os alunos de outras culturas. Mas a ideia, do diretor de um colégio em Rozzano foi mal recebida pelos pais e até o primeiro-ministro italiano se pronunciou.

© Alessia Pierdomenico / Reuter

"Não se dialoga abdicando do Natal", diz Matteo Renzi, primeiro-ministro de Itália, ao jornal italiano Corriere della Sera. Foi desta forma que Matteo Renzi reagiu ao "cancelamento do Natal" no colégio Garofani, no município de Milão. "A Itália, a laica e a cristã, jamais renunciará ao Natal".

Tudo começou quando Marco Parma, diretor de uma escola em Rozzano, no município de Milão, onde 20% dos alunos são de origem estrangeira decidiu retirar os crucifixos das salas de aula e cancelar o concerto de Natal.

Os pais, entre eles vários muçulmanos, não gostaram e queixaram-se.

A ministra da Educação disse ao jornal italiano que a escola "deve transmitir valores e isso significa valorizar os símbolos de nossa identidade e não escondê-los, sejam estes laicos ou religiosos".

O partido da extrema-direita Liga Norte promete uma manifestação em frente à escola com uma distribuição de presépios aos alunos.

Entretanto, Marco Parma, apresentou a demissão.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47