sicnot

Perfil

Mundo

Japão recomeça caça à baleia na terça-feira

O Japão vai reiniciar na terça-feira o seu programa de caça à baleia, que diz ser para fins científicos, apesar de ter sido proibido pelo Tribunal Internacional de Justiça em 2014, anunciou hoje a Agência de Pesca japonesa.

© Mathieu Belanger / Reuters

A agência deu autorização para que a frota do Instituto de Investigação de Cetáceos zarpe a 01 de dezembro do território nipónico.

Esta frota tem autorização para capturar, no máximo, 333 exemplares.

No seu veredicto de 2014, o Tribunal Internacional de Justiça exigiu a Tóquio a revogação das autorizações para a sua expedição no Oceano Antártico, considerando que a denominada caça com fins científicos tinha, na verdade, objetivos comerciais.

O programa vai estender-se de dezembro a março.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15