sicnot

Perfil

Mundo

Japão recomeça caça à baleia na terça-feira

O Japão vai reiniciar na terça-feira o seu programa de caça à baleia, que diz ser para fins científicos, apesar de ter sido proibido pelo Tribunal Internacional de Justiça em 2014, anunciou hoje a Agência de Pesca japonesa.

© Mathieu Belanger / Reuters

A agência deu autorização para que a frota do Instituto de Investigação de Cetáceos zarpe a 01 de dezembro do território nipónico.

Esta frota tem autorização para capturar, no máximo, 333 exemplares.

No seu veredicto de 2014, o Tribunal Internacional de Justiça exigiu a Tóquio a revogação das autorizações para a sua expedição no Oceano Antártico, considerando que a denominada caça com fins científicos tinha, na verdade, objetivos comerciais.

O programa vai estender-se de dezembro a março.

  • Bataglia deixou passar 12 milhões pela sua conta a pedido de Salgado
    2:05

    Operação Marquês

    O presidente da Escom e arguido na Operação Marquês Helder Bataglia terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates. O amigo de Sócrates e Bataglia terão combinado várias formas de não levantar suspeitas. A notícia é avançada pelo jornal Expresso na edição deste sábado.

  • Patrões não aceitam alterações ao acordo de concertação social
    2:25

    Economia

    As confederações patronais foram esta sexta-feira ao Palácio de Belém dizer ao Presidente da República que não aceitam que o Parlamento faça alterações ao acordo de concertação social. Os patrões dizem ainda ter esperança que o Parlamento não chumbe o decreto-lei que reduz a TSU das empresas com salários mínimos.

  • Dirigente derrotado da Gâmbia concorda em ceder poder

    Mundo

    O ex-presidente e candidato derrotado das eleições na Gâmbia, Yahya Jammeh, concordou em ceder o poder ao novo Presidente do país, empossado na quinta-feira, indicou esta sexta-feira um responsável governamental senegalês.