sicnot

Perfil

Mundo

Partido Trabalhista britânico abre caminho a aprovação de ataques aéreos na Síria

O líder dos Trabalhistas britânicos, o pacifista Jeremy Corbyn, decidiu dar liberdade de voto aos deputados do partido acerca dos ataques aéreos britânicos na Síria, abrindo caminho a uma aprovação no parlamento.

Reuters

Reuters

© Neil Hall / Reuters

A decisão foi anunciada numa reunião de Corbyn com o seu governo sombra, segundo um alto responsável do Partido Trabalhista citado pelos meios de comunicação social.

O primeiro-ministro conservador, David Cameron, deve pedir, provavelmente a partir de quarta-feira, a aprovação do parlamento para se alargarem à Síria os ataques da força aérea britânica que já decorrem no Iraque.

Dispondo de uma pequena maioria no parlamento, Cameron queria conseguir um apoio mais largo e nos últimos dias, várias dezenas de deputados trabalhistas, chocados com os atentados de Paris, deixaram saber que queriam votar a favor dos bombardeamentos.

No entanto, Corbyn reafirmou a sua oposição à intervenção, segundo ele sinónimo sobretudo de vítimas civis.

O líder do Labour optou agora por deixar a decisão aos seus deputados, embora mantendo que a oposição oficial do partido é contra os ataques aéreos.

A posição de Corbyn evitará, segundo analistas, a deterioração do seu governo sombra, muito dividido sobre a questão, e uma revolta aberta dos parlamentares, entre os quais o vice-presidente do partido, Tom Watson.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.