sicnot

Perfil

Mundo

Arábia Saudita organiza reunião com grupos da oposição síria

A Arábia Saudita marcou para este mês uma reunião entre os principais grupos da oposição política e militar sírios, com o objetivo de os unificar, declarou hoje um dirigente opositor à agência de notícias Efe.

AP

Ahmed Kamel - membro da Coligação Nacional Síria (CNFROS), a mais importante aliança política da oposição -- disse à EFE que as autoridades da Arábia Saudita enviaram convites a diversas organizações da oposição, tanto dentro como fora da Síria.

"Foram recebidos 20 convites para integrantes da CNFROS, enquanto as fações armadas terão 15 representantes na conferência", sublinhou.

O assessor do Presidente da CNFROS, Jaled Joya, revelou que este responsável também participará na reunião na capital saudita.

"O Governo saudita convidou, além destes, o Conselho de Coordenação Nacional (um dos grupos políticos da oposição moderada dentro da Síria) e duas dezenas de personalidades opositoras independentes", sublinhou.

Kamel referiu que o objetivo do encontro será "reunir as posturas da oposição política que está fora e dentro da Síria, assim como as forças militares (da oposição) que operam no terreno e no estrangeiro".

Afirmou ainda que a conferência de Riad é o resultado dos esforços que, já há um ano, a Arábia Saudita tem feito para unir os opositores sírios.

Em sua opinião, "a reunião poderia beneficiar o processo aberto em Viena para encontrar uma solução política do conflito com base no Comunicado de Genebra".

Kamel referia-se às conferências celebradas em novembro em Viena, em que estiveram presentes os principais países implicados no conflito sírio.

Síria há mais de quatro anos é cenário de uma guerra que já tirou a vida a mais de 250.000 pessoas, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.