sicnot

Perfil

Mundo

Bomba artesanal poderá estar na origem da explosão em Istambul

Uma bomba de fabrico artesanal poderá estar na origem da forte explosão que hoje atingiu uma zona perto de uma estação do metro de Istambul, segundo os media turcos, que também avançaram que o incidente fez vários feridos.

© Osman Orsal / Reuters

O tráfego em toda a rede do metro foi imediatamente suspenso pelas autoridades locais. Vários minutos mais tarde, a circulação foi retomada em algumas linhas.

Fontes próximas dos serviços de segurança, citadas pela agência noticiosa turca Dogan e pelo diário Hurriyet, afirmaram que a explosão foi provocada por um engenho escondido num tubo e colocado junto a um viaduto de passagem para a estação de metro de Bayrampasa, uma área residencial e industrial de Istambul, a maior cidade da Turquia.

"Cinco dos nossos cidadãos ficaram feridos quando uma bomba artesanal deixada nas barreiras do viaduto explodiu", afirmou Atilla Aydiner, responsável administrativo da zona de Bayrampasa, em declarações ao canal de televisão turco A Haber TV.

Outros media turcos indicaram que a explosão poderá ter sido acidental, provocada por um transformador elétrico.

Nenhuma destas pistas foi, até ao momento, confirmada por uma fonte oficial.

As televisões turcas transmitiram imagens de várias ambulâncias a chegarem ao local da explosão.

No passado dia 10 de outubro, a Turquia enfrentou um atentado que foi considerado o pior e mais mortífero da sua história. Uma dupla explosão junto à estação central de comboios da capital turca, Ancara, fez um total de 103 mortos.

O governo islâmico-conservador da Turquia atribuiu o ataque ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada desde domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.