sicnot

Perfil

Mundo

Bomba artesanal poderá estar na origem da explosão em Istambul

Uma bomba de fabrico artesanal poderá estar na origem da forte explosão que hoje atingiu uma zona perto de uma estação do metro de Istambul, segundo os media turcos, que também avançaram que o incidente fez vários feridos.

© Osman Orsal / Reuters

O tráfego em toda a rede do metro foi imediatamente suspenso pelas autoridades locais. Vários minutos mais tarde, a circulação foi retomada em algumas linhas.

Fontes próximas dos serviços de segurança, citadas pela agência noticiosa turca Dogan e pelo diário Hurriyet, afirmaram que a explosão foi provocada por um engenho escondido num tubo e colocado junto a um viaduto de passagem para a estação de metro de Bayrampasa, uma área residencial e industrial de Istambul, a maior cidade da Turquia.

"Cinco dos nossos cidadãos ficaram feridos quando uma bomba artesanal deixada nas barreiras do viaduto explodiu", afirmou Atilla Aydiner, responsável administrativo da zona de Bayrampasa, em declarações ao canal de televisão turco A Haber TV.

Outros media turcos indicaram que a explosão poderá ter sido acidental, provocada por um transformador elétrico.

Nenhuma destas pistas foi, até ao momento, confirmada por uma fonte oficial.

As televisões turcas transmitiram imagens de várias ambulâncias a chegarem ao local da explosão.

No passado dia 10 de outubro, a Turquia enfrentou um atentado que foi considerado o pior e mais mortífero da sua história. Uma dupla explosão junto à estação central de comboios da capital turca, Ancara, fez um total de 103 mortos.

O governo islâmico-conservador da Turquia atribuiu o ataque ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".