sicnot

Perfil

Mundo

Bomba artesanal poderá estar na origem da explosão em Istambul

Uma bomba de fabrico artesanal poderá estar na origem da forte explosão que hoje atingiu uma zona perto de uma estação do metro de Istambul, segundo os media turcos, que também avançaram que o incidente fez vários feridos.

© Osman Orsal / Reuters

O tráfego em toda a rede do metro foi imediatamente suspenso pelas autoridades locais. Vários minutos mais tarde, a circulação foi retomada em algumas linhas.

Fontes próximas dos serviços de segurança, citadas pela agência noticiosa turca Dogan e pelo diário Hurriyet, afirmaram que a explosão foi provocada por um engenho escondido num tubo e colocado junto a um viaduto de passagem para a estação de metro de Bayrampasa, uma área residencial e industrial de Istambul, a maior cidade da Turquia.

"Cinco dos nossos cidadãos ficaram feridos quando uma bomba artesanal deixada nas barreiras do viaduto explodiu", afirmou Atilla Aydiner, responsável administrativo da zona de Bayrampasa, em declarações ao canal de televisão turco A Haber TV.

Outros media turcos indicaram que a explosão poderá ter sido acidental, provocada por um transformador elétrico.

Nenhuma destas pistas foi, até ao momento, confirmada por uma fonte oficial.

As televisões turcas transmitiram imagens de várias ambulâncias a chegarem ao local da explosão.

No passado dia 10 de outubro, a Turquia enfrentou um atentado que foi considerado o pior e mais mortífero da sua história. Uma dupla explosão junto à estação central de comboios da capital turca, Ancara, fez um total de 103 mortos.

O governo islâmico-conservador da Turquia atribuiu o ataque ao grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Lusa

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.