sicnot

Perfil

Mundo

Descobertas centenas de pegadas de dinossauros em ilha escocesa

Um grupo de cientistas descobriu na ilha de Skye, na Escócia, centenas de pegadas do grupo de saurópodes, dinossauros com longos pescoços e caudas, que viveram há 170 milhões de anos e comiam plantas.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Khaled Abdullah Ali Al Mahdi

O dinossauro tinha pelo menos 15 metros de altura e pesava mais de 10 toneladas. A maior das pegadas tem 60 centímetros de largura.

Esta são as primeiras pegadas de saurópodes encontradas na Escócia. Até agora, a única prova de que aqueles animais tinham habitado na região era baseada em fragmentos de ossos e de dentes.

O cientista Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, disse que a localização em Skye é "uma das mais importantes descobertas relacionadas com dinossauros feita na Escócia".

"Há tantas pegadas que se cruzam entre si que parece uma discoteca de dinossauros preservada na pedra", disse o paleontólogo, assegurando que se pode seguir as pegadas daqueles animais e andar sobre a água como fizeram há 170 milhões de anos, quando a temperatura na Escócia era muito mais quente do que hoje.

Os dinossauros responsáveis pelas pegadas são ancestrais das espécies conhecidas como brontossauros e diplodocos, segundo os cientistas, que publicaram os resultados no "Scottish Journal of Geologt".

Tom Challands, coautor do trabalho e também da Universidade de Edimburgo, disse que "é estimulante" fazer uma descoberta e conseguir estudá-la em detalhe, mas, acrescentou, que aquela é apenas a "ponta do iceberg".

Lusa

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27