sicnot

Perfil

Mundo

Ex-mulher de líder do Daesh na troca de prisioneiros entre Líbano e Frente al-Nusra

O Líbano e a Frente al-Nusra trocaram hoje prisioneiros na cidade fronteiiriça de Arsal, num acordo mediado pelo Qatar. Entre eles, estará a ex-mulher do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi.

Reuters

Depois de muitos meses de negociação, a Frente al-Nusra, ala síria da Al-Qaeda, libertou 16 polícias e soldados libaneses que tinham sido raptados no ano passado. Em troca, o exército libanês libertou 13 prisioneiros islamitas, entre eles Saja Dulaimi, ex-mulher do líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Dulaimi tinha sido detidao ano passado, no norte do Líbano, sob acusações de pertencer a um grupo terrorista.

"Sou a ex-mulher de Abu Bakr al Baghdadi. Estamos divorciados há mais de seis anos. Vou para Beirute e tenho planos de viajar para a Turquia", contou à Al Jazeera, que estava no local.

Entre os libertados pela Frente al-Nusra estava o corpo de um soldado, Mohammed Hamieh, morto pelos islamitas.

O acordo de troca de prisioneiros esteve à beira do fracasso, quando a al-Nusra exigiu à ultima hora a inclusão do processo de Mustapha Hujeiri, que desempenhara um papel chave na mediação com o grupo, e que foi condenado a prisão perpétua pelos tribunais do Líbano.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.