sicnot

Perfil

Mundo

Apresentador de TV russo revela em direto ser portador do vírus da sida

Um conhecido apresentador de televisão russo anunciou em direto que é portador do vírus da sida, uma revelação sem precedentes num país com uma das mais altas taxas de infeção, mas em que a doença se mantém assunto tabu.

AP

Pavel Lobkov, apresentador da estação de televisão independente Dozhd e antigo formador na estação estatal, fez o anúncio durante um programa na terça-feira à noite, dia 01 de dezembro, data que se assinala o Dia Mundial da Sida.

Trata-se da primeira figura pública russa a declarar-se portador do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).

A Rússia tem uma das maiores taxas de infeção por VIH no mundo, com cerca de 1.000 novos casos diagnosticados por mês e um total de quase um milhão de pessoas que sabe estar infetada, mas os especialistas admitem que os números podem ser muito superiores.

Lobkov, de 48 anos, afirmou saber da sua condição de saúde há cerca de uma década, depois de ter pedido para fazer o teste numa clínica privada, em 2003.

Descrevendo a forma brutal como foi informado do diagnóstico, Lobkov disse que viu escrito a vermelho no seu processo "VIH+" e que o médico o informou de que não poderia continuar a receber tratamentos na clínica com uma breve justificação: "você é VIH positivo".

"Hoje dei um passo muito importante na minha vida. Iniciei a minha própria 'perestroika', como Mikhail Gorbachev nos disse", avançou, após o anúncio, revelando que na altura do diagnóstico pensou em suicidar-se.

Lobkov recebeu várias mensagens de apoio de muitos russos, entre os quais o advogado de direitos humanos Pavel Chikov, que escreveu na rede social Twitter que a revelação do apresentador foi "um passo com um enorme significado para todos com o mesmo status".

A Organização Mundial da Saúde avançou no mês passado que a Rússia foi responsável por 60 por cento de todos os diagnósticos de VIH na Europa em 2014, com os heterossexuais apontados como o maiores focos de transmissão do vírus, transmitido através do contacto com fluidos corporais contaminados.

A 17 de novembro, o ator norte-americano Charlie Sheen anunciou, no programa de televisão Today, da cadeia de televisão NBC, ser portador do vírus da sida.

O ator, de 50 anos, teve problemas relacionados com o consumo de álcool e drogas nos últimos anos e reconheceu ter mantido relações sexuais com prostitutas.

Charlie Sheen foi o protagonista de uma série de escândalos em 2011 que provocaram a suspensão das filmagens da série "Two and Half Men", tendo sido despedido pouco tempo depois.

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.