sicnot

Perfil

Mundo

Catorze mortos em tiroteio nos EUA

A polícia de San Bernardino confirmou a existência de "14 mortes" no tiroteio hoje ocorrido, em que se registaram pelo menos 20 vítimas, e o Presidente Barack Obama já deplorou a repetição destas ocorrências, "sem equivalente no mundo".

© Mario Anzuoni / Reuters

O número de vítimas mortais apurado até ao momento torna este incidente o mais mortífero ocorrido este ano nos EUA, pelo registo do Los Angeles Times.

"Há medidas que nós podemos tomar, não para eliminar todos estes tiroteios, mas para melhorar as possibilidades de não ocorrerem com esta frequência", declarou Obama, na estação televisiva CBS.

Antes, os bombeiros de San Bernardino, no Estado da Califórnia, tinham informado a existência de pelo menos "20 vítimas", sem diferenciarem entre mortos e feridos.

Os mesmos bombeiros indicaram que o incidente ocorreu num bloco da Waterman Avenue desta cidade e terá sido perpetrado por três suspeitos.

Este centro, segundo se apresenta na internet, oferece serviços sociais de ajuda a pessoas portadoras de deficiência.

San Bernardino é uma cidade do Estado da Califórnia, com mais de 200 mil habitantes, situada a 100 quilómetros a leste de Los Angeles.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35