sicnot

Perfil

Mundo

Centenas na última homenagem a piloto do avião russo abatido

Centenas de pessoas prestaram esta quarta-feira uma última homenagem ao piloto russo que morreu quando o avião onde seguia foi abatido pela Turquia. A cerimónia decorreu na cidade Natal do piloto.

O corpo só foi repatriado da Turquia para a Rússia na segunda feira. O incidente diplomático aconteceu na semana passada.

O corpo só foi repatriado da Turquia para a Rússia na segunda feira. O incidente diplomático aconteceu na semana passada.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O corpo só foi repatriado da Turquia para a Rússia na segunda feira. O incidente diplomático aconteceu na semana passada.

A Turquia abateu o avião russo. Ancara garante que estava a violar o espaço aéreo e que fez vários avisos, o que Moscovo negou, dizendo que se tratou de uma provocação previamente planeada.

  • Turquia entrega à Rússia o corpo do piloto do caça russo abatido
    1:12

    Mundo

    A Turquia já entregou à Rússia o corpo do piloto do caça russo abatido no espaço aéreo turco. Ancara diz que foi recuperado junto dos rebeldes sírios que mataram o militar depois de ejetar-se do avião. O Governo turco garante que mantém aberta a via do diálogo com Moscovo apesar das sanções impostas pelos russos este fim de semana.

  • Turquia diz que não pedirá desculpa por abate de avião russo
    1:48

    Mundo

    O primeiro-ministro turco garante que a Turquia não vai pedir desculpa a Moscovo pelo abate de um avião militar russo. Ahmet Davutoglu disse, no entanto, esperar que no interesse dos dois países, a Rússia reconsidere as sanções económicas que começou a impôr à Turquia.

  • NATO apela ao diálogo entre Rússia e Turquia
    0:39

    Mundo

    O secretário-geral da NATO apelou esta terça-feira ao diálogo entre a Turquia e a Rússia. Desde que Ancara abateu um avião russo junto à fronteira com a Síria que as relações entre os dois países têm estado muito tensas. A ajuda militar à Turquia, que a NATO está a preparar, não está, no entanto, relacionada com o incidente da semana passada, garante o secretário-geral da organização.

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.