sicnot

Perfil

Mundo

Centenas na última homenagem a piloto do avião russo abatido

Centenas de pessoas prestaram esta quarta-feira uma última homenagem ao piloto russo que morreu quando o avião onde seguia foi abatido pela Turquia. A cerimónia decorreu na cidade Natal do piloto.

O corpo só foi repatriado da Turquia para a Rússia na segunda feira. O incidente diplomático aconteceu na semana passada.

O corpo só foi repatriado da Turquia para a Rússia na segunda feira. O incidente diplomático aconteceu na semana passada.

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O corpo só foi repatriado da Turquia para a Rússia na segunda feira. O incidente diplomático aconteceu na semana passada.

A Turquia abateu o avião russo. Ancara garante que estava a violar o espaço aéreo e que fez vários avisos, o que Moscovo negou, dizendo que se tratou de uma provocação previamente planeada.

  • Turquia entrega à Rússia o corpo do piloto do caça russo abatido
    1:12

    Mundo

    A Turquia já entregou à Rússia o corpo do piloto do caça russo abatido no espaço aéreo turco. Ancara diz que foi recuperado junto dos rebeldes sírios que mataram o militar depois de ejetar-se do avião. O Governo turco garante que mantém aberta a via do diálogo com Moscovo apesar das sanções impostas pelos russos este fim de semana.

  • Turquia diz que não pedirá desculpa por abate de avião russo
    1:48

    Mundo

    O primeiro-ministro turco garante que a Turquia não vai pedir desculpa a Moscovo pelo abate de um avião militar russo. Ahmet Davutoglu disse, no entanto, esperar que no interesse dos dois países, a Rússia reconsidere as sanções económicas que começou a impôr à Turquia.

  • NATO apela ao diálogo entre Rússia e Turquia
    0:39

    Mundo

    O secretário-geral da NATO apelou esta terça-feira ao diálogo entre a Turquia e a Rússia. Desde que Ancara abateu um avião russo junto à fronteira com a Síria que as relações entre os dois países têm estado muito tensas. A ajuda militar à Turquia, que a NATO está a preparar, não está, no entanto, relacionada com o incidente da semana passada, garante o secretário-geral da organização.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".