sicnot

Perfil

Mundo

Encontradas mais de 300 baleias mortas no sul do Chile

Um grupo de investigadores denunciou a morte de mais de 300 baleias no Golfo de Penas, no extremo sul do Chile, uma descoberta que está ser investigada pela polícia chilena.

Arquivo Reuters

Segundo divulgou na terça-feira o portal Diario Aysén, a denúncia foi apresentada ao Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca) que, por sua vez, entregou a informação ao Ministério Público, que abriu uma investigação para esclarecer a causa da morte em massa dos cetáceos.

As baleias foram encontradas no passado dia 17 de novembro por um grupo de investigadores, mas a informação só recentemente foi dada a conhecer às autoridades chilenas.

No passado mês de maio foram encontrados cerca de 30 cetáceos mortos na mesma região do Chile.

Cristián Hudson, diretor do Sernapesca da região de Aysén, disse que "o número de cetáceos mortos é impressionante".

"Até agora nunca tínhamos tido denúncias desta magnitude", sublinhou.

  • "Quem não deve não teme"

    Football Leaks

    O futebolista português Cristiano Ronaldo, questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco veiculada pela investigação "Football Leaks", disse que "quem não deve não teme", numa reação difundida esta quinta-feira pela rádio espanhola Onda Cero.

  • Hospitais já registam picos de afluência apesar de casos de gripe serem ainda poucos
    2:13

    País

    A gripe ainda não chegou em força, mas nos últimos dias foram vários os hospitais com grande afluências de doentes, sobretudo idosos e com infeções respiratórias. Em alguns dias desta semana o número de doentes disparou para mais de 600, como disse à SIC o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.