sicnot

Perfil

Mundo

Mais de três horas de televisão por dia provoca danos cerebrais

Os jovens que vêem televisão mais de três horas por dia têm maior probabilidade de desenvolver problemas de cognição mais tarde ao longo da vida, revela um estudo que seguiu 3 mil pessoas durante 25 anos.

© Neil Hall / Reuters

Um total de 3247 adultos, com idades entre os 18 e os 30 anos no início da experiência, foram seguidos durante 25 anos para o estudo publicado esta quarta-feira na revista de psiquiatria Journal of the American Medical Association (JAMA) Psychiatry.

Durante esse intervalo de tempo, os investigadores avaliaram o desempenho cognitivo utilizando três testes que avaliavam a rapidez dos reflexos, a execução de tarefas e a memória verbal.

"Os participantes com hábitos de vida menos ativos, quer dizer, com pouca atividade física e muita televisão, eram os que tinham piores resultados nos testes cognitivos", afirma o relatório do estudo. Por outro lado, a memória verbal não parecia ficar afetada pela "overdose" de televisão.

A investigação foi liderada por Tina Hoang da Northern California Institute for Research and Education at the Veterans Affairs Medical Center, em São Francisco, e por Kristine Yaffe da Universidade da Califórnia, também em São Francisco.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.