sicnot

Perfil

Mundo

Mais de três horas de televisão por dia provoca danos cerebrais

Os jovens que vêem televisão mais de três horas por dia têm maior probabilidade de desenvolver problemas de cognição mais tarde ao longo da vida, revela um estudo que seguiu 3 mil pessoas durante 25 anos.

© Neil Hall / Reuters

Um total de 3247 adultos, com idades entre os 18 e os 30 anos no início da experiência, foram seguidos durante 25 anos para o estudo publicado esta quarta-feira na revista de psiquiatria Journal of the American Medical Association (JAMA) Psychiatry.

Durante esse intervalo de tempo, os investigadores avaliaram o desempenho cognitivo utilizando três testes que avaliavam a rapidez dos reflexos, a execução de tarefas e a memória verbal.

"Os participantes com hábitos de vida menos ativos, quer dizer, com pouca atividade física e muita televisão, eram os que tinham piores resultados nos testes cognitivos", afirma o relatório do estudo. Por outro lado, a memória verbal não parecia ficar afetada pela "overdose" de televisão.

A investigação foi liderada por Tina Hoang da Northern California Institute for Research and Education at the Veterans Affairs Medical Center, em São Francisco, e por Kristine Yaffe da Universidade da Califórnia, também em São Francisco.

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.