sicnot

Perfil

Mundo

Mais de três horas de televisão por dia provoca danos cerebrais

Os jovens que vêem televisão mais de três horas por dia têm maior probabilidade de desenvolver problemas de cognição mais tarde ao longo da vida, revela um estudo que seguiu 3 mil pessoas durante 25 anos.

© Neil Hall / Reuters

Um total de 3247 adultos, com idades entre os 18 e os 30 anos no início da experiência, foram seguidos durante 25 anos para o estudo publicado esta quarta-feira na revista de psiquiatria Journal of the American Medical Association (JAMA) Psychiatry.

Durante esse intervalo de tempo, os investigadores avaliaram o desempenho cognitivo utilizando três testes que avaliavam a rapidez dos reflexos, a execução de tarefas e a memória verbal.

"Os participantes com hábitos de vida menos ativos, quer dizer, com pouca atividade física e muita televisão, eram os que tinham piores resultados nos testes cognitivos", afirma o relatório do estudo. Por outro lado, a memória verbal não parecia ficar afetada pela "overdose" de televisão.

A investigação foi liderada por Tina Hoang da Northern California Institute for Research and Education at the Veterans Affairs Medical Center, em São Francisco, e por Kristine Yaffe da Universidade da Califórnia, também em São Francisco.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.