sicnot

Perfil

Mundo

Polícias europeias desmantelam rede de traficantes

As polícia europeias desmantelaram hoje uma rede de traficantes e prenderam 23 pessoas suspeitas de terem facilitado a passagem ilegal de migrantes na Europa, anunciou o gabinete de coordenação policial Europol.

Diretor da Europol, Rob Wainwright. (Reuters/Arquivo)

Diretor da Europol, Rob Wainwright. (Reuters/Arquivo)

© Jerry Lampen / Reuters

"Este grupo organizado é suspeito de ter feito passar migrantes em situação irregular [sobretudo sírios] desde a Turquia, e de seguida facilitou a sua passagem pela Grécia em direção a outros países da UE através da rota dos Balcãs", indicou a Europol em comunicado.

A Europa enfrenta atualmente a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, em particular devido ao fluxo de centenas de milhares de sírios e iraquianos, em fuga das prolongadas guerras nos seus países.

"Este grupo criminoso organizado é suspeito de ter feito passar cerca de 100 migrantes por dia e atuava desde 2013", precisou a mesma fonte, segundo a qual o grupo arrecadou mais de dez milhões de euros devido a estas atividades.

Os suspeitos, já identificados, são na maioria gregos e sírios, mas também palestinianos.

O presumível chefe do grupo foi preso em Liverpool, no Reino Unido, enquanto as restantes detenções ocorreram na Grécia (13), Áustria (sete) e Suécia (duas). A operação foi conduzida pela polícia grega, em colaboração com as polícias desses países e com o apoio da Europol.

O grupo desenvolvia as suas operações a partir da Grécia. As "passagens" eram efetuadas sobretudo por gregos, coordenados por um albanês.

Os membros do grupo garantiam toda a logística do tráfico de imigrantes "desde transporte a falsos documentos e ainda a alojamentos", precisou a Europol.

Lusa

  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Duas pessoas alvejadas devido a disputa de linha de água em Cabeceiras de Basto
    1:23

    País

    Duas pessoas foram alvejadas por causa de uma disputa de uma linha de água, esta terça-feira, em Cabeceiras de Basto. O suspeito escondeu-se num barracão, mas acabou por ser detido pela GNR. As vítimas sofreram ferimentos ligeiros no braço e no peito. O tenente André Rodrigues, do Comando de Braga, revelou que os disparos foram feitos com uma caçadeira.

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.