sicnot

Perfil

Mundo

Polícias europeias desmantelam rede de traficantes

As polícia europeias desmantelaram hoje uma rede de traficantes e prenderam 23 pessoas suspeitas de terem facilitado a passagem ilegal de migrantes na Europa, anunciou o gabinete de coordenação policial Europol.

Diretor da Europol, Rob Wainwright. (Reuters/Arquivo)

Diretor da Europol, Rob Wainwright. (Reuters/Arquivo)

© Jerry Lampen / Reuters

"Este grupo organizado é suspeito de ter feito passar migrantes em situação irregular [sobretudo sírios] desde a Turquia, e de seguida facilitou a sua passagem pela Grécia em direção a outros países da UE através da rota dos Balcãs", indicou a Europol em comunicado.

A Europa enfrenta atualmente a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, em particular devido ao fluxo de centenas de milhares de sírios e iraquianos, em fuga das prolongadas guerras nos seus países.

"Este grupo criminoso organizado é suspeito de ter feito passar cerca de 100 migrantes por dia e atuava desde 2013", precisou a mesma fonte, segundo a qual o grupo arrecadou mais de dez milhões de euros devido a estas atividades.

Os suspeitos, já identificados, são na maioria gregos e sírios, mas também palestinianos.

O presumível chefe do grupo foi preso em Liverpool, no Reino Unido, enquanto as restantes detenções ocorreram na Grécia (13), Áustria (sete) e Suécia (duas). A operação foi conduzida pela polícia grega, em colaboração com as polícias desses países e com o apoio da Europol.

O grupo desenvolvia as suas operações a partir da Grécia. As "passagens" eram efetuadas sobretudo por gregos, coordenados por um albanês.

Os membros do grupo garantiam toda a logística do tráfico de imigrantes "desde transporte a falsos documentos e ainda a alojamentos", precisou a Europol.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.