sicnot

Perfil

Mundo

Ataque de San Bernardino é o quinto mais mortífero desde 1984

Os 14 mortos e 14 feridos já confirmados no ataque ao centro de atendimento de pessoas portadoras de deficiência ocorrido esta quarta-feira em San Bernardino, no Estado da Califórnia, torna este um dos mais mortíferos de sempre nos EUA.

© Alex Gallardo / Reuters

Segundo um levantamento disponibilizado hoje à noite pelo diário Los Angeles Times, na sua página na Internet, o balanço mais recente do ataque é o quinto mais grave desde 1984.

O ataque com mais vítimas decorre a 16 de abril de 2007, em Blacksburg, no Estado da Virgínia, quando um estudante universitário matou 32 colegas e feriu 17, no 'campus' da universidade.

Em 2012, ocorreu o segundo com mais vítimas mortais, 27, quando um jovem de 20 anos atacou uma escola primária, em Sandy Hook, no Estado do Connecticut, matando 20 crianças e seis adultos.

O terceiro balanço mais pesado de vítimas data de 16 de janeiro de 1991, quando um ataque a um café, em Killeen, no Estado do Texas, causou 22 mortos e 20 feridos.

O outro ataque com mais vítimas do que o de hoje aconteceu em 18 de julho de 1984, num restaurante de uma cadeia de comida rápida, em San Isidro, na Califórnia, saldando-se por 21 mortos e 19 feridos.

Ainda em 2015, destacam-se o ocorrido em Roseburg, Oregon, a um colégio universitário, em 1 de outubro, com nove mortos e nove feridos, e o de Colorado Springs, Colorado, num centro de planeamento familiar, em 29 de novembro, com três mortos e nove feridos.

Com outras caraterísticas, destaca-se a explosão de um edifício federal em Oklahoma City, em 19 de abril de 1995, protagonizado por Timothy McVeigh, que provocou 168 mortes e mais de 500 feridos.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.