sicnot

Perfil

Mundo

Ataque de San Bernardino é o quinto mais mortífero desde 1984

Os 14 mortos e 14 feridos já confirmados no ataque ao centro de atendimento de pessoas portadoras de deficiência ocorrido esta quarta-feira em San Bernardino, no Estado da Califórnia, torna este um dos mais mortíferos de sempre nos EUA.

© Alex Gallardo / Reuters

Segundo um levantamento disponibilizado hoje à noite pelo diário Los Angeles Times, na sua página na Internet, o balanço mais recente do ataque é o quinto mais grave desde 1984.

O ataque com mais vítimas decorre a 16 de abril de 2007, em Blacksburg, no Estado da Virgínia, quando um estudante universitário matou 32 colegas e feriu 17, no 'campus' da universidade.

Em 2012, ocorreu o segundo com mais vítimas mortais, 27, quando um jovem de 20 anos atacou uma escola primária, em Sandy Hook, no Estado do Connecticut, matando 20 crianças e seis adultos.

O terceiro balanço mais pesado de vítimas data de 16 de janeiro de 1991, quando um ataque a um café, em Killeen, no Estado do Texas, causou 22 mortos e 20 feridos.

O outro ataque com mais vítimas do que o de hoje aconteceu em 18 de julho de 1984, num restaurante de uma cadeia de comida rápida, em San Isidro, na Califórnia, saldando-se por 21 mortos e 19 feridos.

Ainda em 2015, destacam-se o ocorrido em Roseburg, Oregon, a um colégio universitário, em 1 de outubro, com nove mortos e nove feridos, e o de Colorado Springs, Colorado, num centro de planeamento familiar, em 29 de novembro, com três mortos e nove feridos.

Com outras caraterísticas, destaca-se a explosão de um edifício federal em Oklahoma City, em 19 de abril de 1995, protagonizado por Timothy McVeigh, que provocou 168 mortes e mais de 500 feridos.

Lusa

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.