sicnot

Perfil

Mundo

Comparar o Presidente turco a Gollum pode dar prisão

Um médico pode ser condenado a até dois anos de prisão por ter "insultado" o Presidente turco ao partilhar fotos de Recep Tayyip Erdogan, nas redes sociais, ao lado do personagem Gollum, do Senhor Dos Anéis.

As redes sociais abriram novas possibilidades também no que à justiça diz respeito. Que é preciso cuidado com o que se publica, já se sabe, mas, na verdade, raramente se pensa nas consequências das partilhas.

Foi o que aconteceu ao médico Bilgin Ciftci, da cidade de Aydin, no oeste da Turquia. Ciftci publicou uma imagem de Gollum, do Senhor Dos Anéis, ao lado de Erdogran. O caso está a ser levado a tribunal e até o diretor da trilogia no cinema, Peter Jackson, pode ser chamado para interrogatório, segundo noticia a Sky News.

Jackson deu uma declaração ao site "The Wrap" onde garantiu que as imagens usadas são de Sméagol, o lado bom do personagem. O diretor e os argumentistas, Fran Walsh e Philippa Boyens, afirmaram: "se as imagens são, de facto, a base para esse processo, podemos declarar categoricamente: nenhuma delas contém o personagem conhecido como Gollum. Todas são retratos do personagem chamado Sméagol".

Para quem não conhece a trilogia de livros do professor britânico J. R. R. Tolkien, é preciso que se diga que Sméagol é um personagem que, no início da história, tinha bom carácter e que, depois de ter sido corrompido por um anel, passou a chamar-se Gollum devido ao hábito que ganhou de fazer "barulhos horríveis ao engolir".

A advogada Hicran Danisman disse à Associated Press que foi forçada a argumentar no tribunal que "Gollum não tem mau carácter", porque não conseguiu chegar "lado nenhum" com uma defesa baseada na liberdade de expressão.

Danisman conseguiu que o juiz decidisse que uma comissão, incluindo psicólogos e especialistas em cinema, fornecesse uma avaliação do carácter de Gollum. Mas Peter Jackson continua a garantir: "Sméagol é um personagem alegre, com uma personalidade doce. Não mente, engana ou tenta manipular os outros." E acrescenta: "Ele não é mau, conivente, ou malicioso - esses traços de personalidade pertencem a Gollum, que nunca deve ser confundido com Sméagol."

Sméagol / Gollum são interpretados por Andy Serkis no cinema, mas o ator britânico não se pronunciou sobre o caso.

O julgamento foi adiado até 23 de fevereiro.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.