sicnot

Perfil

Mundo

Comparar o Presidente turco a Gollum pode dar prisão

Um médico pode ser condenado a até dois anos de prisão por ter "insultado" o Presidente turco ao partilhar fotos de Recep Tayyip Erdogan, nas redes sociais, ao lado do personagem Gollum, do Senhor Dos Anéis.

As redes sociais abriram novas possibilidades também no que à justiça diz respeito. Que é preciso cuidado com o que se publica, já se sabe, mas, na verdade, raramente se pensa nas consequências das partilhas.

Foi o que aconteceu ao médico Bilgin Ciftci, da cidade de Aydin, no oeste da Turquia. Ciftci publicou uma imagem de Gollum, do Senhor Dos Anéis, ao lado de Erdogran. O caso está a ser levado a tribunal e até o diretor da trilogia no cinema, Peter Jackson, pode ser chamado para interrogatório, segundo noticia a Sky News.

Jackson deu uma declaração ao site "The Wrap" onde garantiu que as imagens usadas são de Sméagol, o lado bom do personagem. O diretor e os argumentistas, Fran Walsh e Philippa Boyens, afirmaram: "se as imagens são, de facto, a base para esse processo, podemos declarar categoricamente: nenhuma delas contém o personagem conhecido como Gollum. Todas são retratos do personagem chamado Sméagol".

Para quem não conhece a trilogia de livros do professor britânico J. R. R. Tolkien, é preciso que se diga que Sméagol é um personagem que, no início da história, tinha bom carácter e que, depois de ter sido corrompido por um anel, passou a chamar-se Gollum devido ao hábito que ganhou de fazer "barulhos horríveis ao engolir".

A advogada Hicran Danisman disse à Associated Press que foi forçada a argumentar no tribunal que "Gollum não tem mau carácter", porque não conseguiu chegar "lado nenhum" com uma defesa baseada na liberdade de expressão.

Danisman conseguiu que o juiz decidisse que uma comissão, incluindo psicólogos e especialistas em cinema, fornecesse uma avaliação do carácter de Gollum. Mas Peter Jackson continua a garantir: "Sméagol é um personagem alegre, com uma personalidade doce. Não mente, engana ou tenta manipular os outros." E acrescenta: "Ele não é mau, conivente, ou malicioso - esses traços de personalidade pertencem a Gollum, que nunca deve ser confundido com Sméagol."

Sméagol / Gollum são interpretados por Andy Serkis no cinema, mas o ator britânico não se pronunciou sobre o caso.

O julgamento foi adiado até 23 de fevereiro.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.