sicnot

Perfil

Mundo

Comparar o Presidente turco a Gollum pode dar prisão

Um médico pode ser condenado a até dois anos de prisão por ter "insultado" o Presidente turco ao partilhar fotos de Recep Tayyip Erdogan, nas redes sociais, ao lado do personagem Gollum, do Senhor Dos Anéis.

As redes sociais abriram novas possibilidades também no que à justiça diz respeito. Que é preciso cuidado com o que se publica, já se sabe, mas, na verdade, raramente se pensa nas consequências das partilhas.

Foi o que aconteceu ao médico Bilgin Ciftci, da cidade de Aydin, no oeste da Turquia. Ciftci publicou uma imagem de Gollum, do Senhor Dos Anéis, ao lado de Erdogran. O caso está a ser levado a tribunal e até o diretor da trilogia no cinema, Peter Jackson, pode ser chamado para interrogatório, segundo noticia a Sky News.

Jackson deu uma declaração ao site "The Wrap" onde garantiu que as imagens usadas são de Sméagol, o lado bom do personagem. O diretor e os argumentistas, Fran Walsh e Philippa Boyens, afirmaram: "se as imagens são, de facto, a base para esse processo, podemos declarar categoricamente: nenhuma delas contém o personagem conhecido como Gollum. Todas são retratos do personagem chamado Sméagol".

Para quem não conhece a trilogia de livros do professor britânico J. R. R. Tolkien, é preciso que se diga que Sméagol é um personagem que, no início da história, tinha bom carácter e que, depois de ter sido corrompido por um anel, passou a chamar-se Gollum devido ao hábito que ganhou de fazer "barulhos horríveis ao engolir".

A advogada Hicran Danisman disse à Associated Press que foi forçada a argumentar no tribunal que "Gollum não tem mau carácter", porque não conseguiu chegar "lado nenhum" com uma defesa baseada na liberdade de expressão.

Danisman conseguiu que o juiz decidisse que uma comissão, incluindo psicólogos e especialistas em cinema, fornecesse uma avaliação do carácter de Gollum. Mas Peter Jackson continua a garantir: "Sméagol é um personagem alegre, com uma personalidade doce. Não mente, engana ou tenta manipular os outros." E acrescenta: "Ele não é mau, conivente, ou malicioso - esses traços de personalidade pertencem a Gollum, que nunca deve ser confundido com Sméagol."

Sméagol / Gollum são interpretados por Andy Serkis no cinema, mas o ator britânico não se pronunciou sobre o caso.

O julgamento foi adiado até 23 de fevereiro.

  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.