sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte escava novo túnel em base de testes nucleares

A Coreia do Norte está a escavar um novo túnel na sua base nuclear de Punggye-ri, no nordeste do país, o que elevaria a sua capacidade para um eventual novo teste nuclear, revelam imagens de satélite hoje divulgadas.

© Damir Sagolj / Reuters


O portal especializado 38 North divulgou hoje imagens captadas em outubro e novembro que mostram novas estruturas e trabalhos de construção numa zona da base até então desocupada.

O novo túnel junta-se a outros três existentes em Punggye-ri, a base a partir de onde a Coreia do Norte realizou os seus ensaios nucleares de 2006, 2009 e 2013.

O 38 North, programa associado à universidade norte-americana John Hopkins, afirmou que a construção do novo túnel "vem somar-se às capacidades da Coreia do Norte para realizar detonações adicionais em Punggye-ri nos próximos anos, caso decida fazê-lo".

Ainda assim, o portal indica que "não existem indícios de que se vá levar a cabo um teste nuclear de forma iminente".

Fontes do Governo da vizinha Coreia do Sul já tinham alertado, em finais de outubro, para a possibilidade de o regime comunista estar a realizar novos trabalhos na sua base de testes nucleares, apesar de a construção do novo túnel só hoje ter sido noticiada.

Os testes nucleares da Coreia do Norte em 2006, 2009 e 2013 resultaram em fortes sanções do Conselho de Segurança da ONU, que ainda se mantêm e limitam as atividades comerciais e económicas do país.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reiterou em inúmeras ocasiões a sua aposta no desenvolvimento de armas nucleares como o principal pilar da sua política de defesa.

O regime norte-coreano anunciou em setembro que voltou a operar o reator de Yongbyon, localizado a cerca de 100 quilómetros de Pyongyang, a principal fonte de abastecimento de plutónio do programa de armas nucleares do país, apesar de não ter mencionado um quarto teste atómico.

  • Opinião

    Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.