sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte escava novo túnel em base de testes nucleares

A Coreia do Norte está a escavar um novo túnel na sua base nuclear de Punggye-ri, no nordeste do país, o que elevaria a sua capacidade para um eventual novo teste nuclear, revelam imagens de satélite hoje divulgadas.

© Damir Sagolj / Reuters


O portal especializado 38 North divulgou hoje imagens captadas em outubro e novembro que mostram novas estruturas e trabalhos de construção numa zona da base até então desocupada.

O novo túnel junta-se a outros três existentes em Punggye-ri, a base a partir de onde a Coreia do Norte realizou os seus ensaios nucleares de 2006, 2009 e 2013.

O 38 North, programa associado à universidade norte-americana John Hopkins, afirmou que a construção do novo túnel "vem somar-se às capacidades da Coreia do Norte para realizar detonações adicionais em Punggye-ri nos próximos anos, caso decida fazê-lo".

Ainda assim, o portal indica que "não existem indícios de que se vá levar a cabo um teste nuclear de forma iminente".

Fontes do Governo da vizinha Coreia do Sul já tinham alertado, em finais de outubro, para a possibilidade de o regime comunista estar a realizar novos trabalhos na sua base de testes nucleares, apesar de a construção do novo túnel só hoje ter sido noticiada.

Os testes nucleares da Coreia do Norte em 2006, 2009 e 2013 resultaram em fortes sanções do Conselho de Segurança da ONU, que ainda se mantêm e limitam as atividades comerciais e económicas do país.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reiterou em inúmeras ocasiões a sua aposta no desenvolvimento de armas nucleares como o principal pilar da sua política de defesa.

O regime norte-coreano anunciou em setembro que voltou a operar o reator de Yongbyon, localizado a cerca de 100 quilómetros de Pyongyang, a principal fonte de abastecimento de plutónio do programa de armas nucleares do país, apesar de não ter mencionado um quarto teste atómico.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.