sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte escava novo túnel em base de testes nucleares

A Coreia do Norte está a escavar um novo túnel na sua base nuclear de Punggye-ri, no nordeste do país, o que elevaria a sua capacidade para um eventual novo teste nuclear, revelam imagens de satélite hoje divulgadas.

© Damir Sagolj / Reuters


O portal especializado 38 North divulgou hoje imagens captadas em outubro e novembro que mostram novas estruturas e trabalhos de construção numa zona da base até então desocupada.

O novo túnel junta-se a outros três existentes em Punggye-ri, a base a partir de onde a Coreia do Norte realizou os seus ensaios nucleares de 2006, 2009 e 2013.

O 38 North, programa associado à universidade norte-americana John Hopkins, afirmou que a construção do novo túnel "vem somar-se às capacidades da Coreia do Norte para realizar detonações adicionais em Punggye-ri nos próximos anos, caso decida fazê-lo".

Ainda assim, o portal indica que "não existem indícios de que se vá levar a cabo um teste nuclear de forma iminente".

Fontes do Governo da vizinha Coreia do Sul já tinham alertado, em finais de outubro, para a possibilidade de o regime comunista estar a realizar novos trabalhos na sua base de testes nucleares, apesar de a construção do novo túnel só hoje ter sido noticiada.

Os testes nucleares da Coreia do Norte em 2006, 2009 e 2013 resultaram em fortes sanções do Conselho de Segurança da ONU, que ainda se mantêm e limitam as atividades comerciais e económicas do país.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reiterou em inúmeras ocasiões a sua aposta no desenvolvimento de armas nucleares como o principal pilar da sua política de defesa.

O regime norte-coreano anunciou em setembro que voltou a operar o reator de Yongbyon, localizado a cerca de 100 quilómetros de Pyongyang, a principal fonte de abastecimento de plutónio do programa de armas nucleares do país, apesar de não ter mencionado um quarto teste atómico.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.