sicnot

Perfil

Mundo

Dinamarqueses decidem hoje se aceitam soberania da UE em questões de justiça e polícias

Numa altura em que Bruxelas se prepara para reforçar a luta contra o terrorismo, os dinamarqueses são chamados às urnas para decidirem se dão ou não ao Parlamento poder para acatar determinadas políticas comunitárias de justiça e polícia, que atualmente gozam de uma cláusula de isenção.

(arquivo)

(arquivo)

© Antonio Bronic / Reuters


É a primeira consulta popular desde que em 2000 os dinamarqueses chumbaram a adesão à moeda única.
As sondagens apontam para uma reviravolta da opinião pública nos últimos três dias de campanha com o "não" a ganhar apoio depois de meses consecutivos de larga vantagem para o "sim".
O resultado está na mão dos 20% a 30% de indecisos.

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.