sicnot

Perfil

Mundo

Dinamarqueses decidem hoje se aceitam soberania da UE em questões de justiça e polícias

Numa altura em que Bruxelas se prepara para reforçar a luta contra o terrorismo, os dinamarqueses são chamados às urnas para decidirem se dão ou não ao Parlamento poder para acatar determinadas políticas comunitárias de justiça e polícia, que atualmente gozam de uma cláusula de isenção.

(arquivo)

(arquivo)

© Antonio Bronic / Reuters


É a primeira consulta popular desde que em 2000 os dinamarqueses chumbaram a adesão à moeda única.
As sondagens apontam para uma reviravolta da opinião pública nos últimos três dias de campanha com o "não" a ganhar apoio depois de meses consecutivos de larga vantagem para o "sim".
O resultado está na mão dos 20% a 30% de indecisos.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.