sicnot

Perfil

Mundo

Museu dedicado a François Miterrand alvo de roubo

Um museu dedicado ao antigo Presidente francês François Mitterrand (1981-1995) foi alvo de roubo e o valor dos objetos levados está estimado em até meio milhão de euros.

Segundo a polícia, os assaltantes introduziram-se através de arrombamento no museu, situado em Château-Chinon, uma cidade no centro de França, da qual François Mitterrand foi presidente de Câmara desde 1959 até à sua eleição para a Presidência da República em 1981.

Segundo os primeiros elementos do inquérito, o produto do roubo está estimado "entre 300 mil e 500 mil euros". Os ladrões apoderaram-se de várias dezenas de objetos de grande valor, como pêndulos e sabres, em ouro, cristal ou ainda decorados com diamantes.

Depois de passarem pelo teto, os ladrões conseguiram anular o sistema de alarme, que não disparou.

O Museu do Septenato, criado em 1986, conserva as prendas oficiais e pessoais recebidas por François Miterrand da parte de chefes de Estado estrangeiros durante os seus dois mandatos presidenciais.

A coleção é constituída por peças de cerâmica e vidro, de prata e ourivesaria, móveis e tapeçarias.

Lusa

  • Fogo em Sabrosa entrou em fase de resolução

    País

    O incêndio que deflagrou terça-feira em Vilela do Douro, Sabrosa, distrito de Vila Real, entrou a meio da manhã de hoje em fase de resolução, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • "Burlão do amor" acusado de tirar 450 mil euros a amante
    2:21

    País

    Um homem com cerca de 50 anos é acusado de tirar 450 mil euros a uma mulher com quem começou por ter uma relação profissional. Ele pedia, ela emprestava. Anos depois, ela ficou insolvente, com dívidas à banca de 214 mil euros e sem emprego. O homem é arguido, nega a relação amorosa entre ambos, mas admite ter recebido dinheiro dela. Garante, no entanto, que tenciona pagar o que deve.