sicnot

Perfil

Mundo

Museu dedicado a François Miterrand alvo de roubo

Um museu dedicado ao antigo Presidente francês François Mitterrand (1981-1995) foi alvo de roubo e o valor dos objetos levados está estimado em até meio milhão de euros.

Segundo a polícia, os assaltantes introduziram-se através de arrombamento no museu, situado em Château-Chinon, uma cidade no centro de França, da qual François Mitterrand foi presidente de Câmara desde 1959 até à sua eleição para a Presidência da República em 1981.

Segundo os primeiros elementos do inquérito, o produto do roubo está estimado "entre 300 mil e 500 mil euros". Os ladrões apoderaram-se de várias dezenas de objetos de grande valor, como pêndulos e sabres, em ouro, cristal ou ainda decorados com diamantes.

Depois de passarem pelo teto, os ladrões conseguiram anular o sistema de alarme, que não disparou.

O Museu do Septenato, criado em 1986, conserva as prendas oficiais e pessoais recebidas por François Miterrand da parte de chefes de Estado estrangeiros durante os seus dois mandatos presidenciais.

A coleção é constituída por peças de cerâmica e vidro, de prata e ourivesaria, móveis e tapeçarias.

Lusa

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.