sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 269 mortos e dois milhões de afetados por cheias no sul da Índia

Pelo menos 269 pessoas morreram e dois milhões foram afetadas pelas chuvas intensas registadas há mais de um mês no estado indiano de Tamil Nadu, disse o ministro do Interior, Rajnath Singh, no parlamento, noticia a imprensa local.

© Rupak De Chowdhuri / Reuters

As chuvas intensificaram-se no passado fim de semana e deixaram a região sul da Índia em estado de emergência, enquanto os prognósticos preveem mais chuva até segunda-feira.

O anterior balanço oficial, de 23 de novembro, apontava para 169 mortos.

Entre 4.000 e 5.000 efetivos das Forças Armadas e serviços de emergências foram destacados em operações de resgate na capital regional, Chennai, e distritos adjacentes, os mais atingidos, disse à Efe o assessor de Operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Anurag Gupta.

Segundo o responsável, só nas últimas 48 horas pelo menos 44 pessoas morreram na zona, onde são esperadas chuvas fortes nas próximas 72 horas.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15