sicnot

Perfil

Mundo

Pescador cabo-verdiano chega ao Brasil depois de 47 dias à deriva no Atlântico

Um pescador cabo-verdiano desembarcou quarta-feira no porto de Santos, Brasil, depois de ter estado 47 dias à deriva no Atlântico, noticiou hoje a imprensa brasileira.

Eraldo Peres

Juvenal Ferreira Mendes, de 52 anos, disse, numa entrevista ao portal de noticias G1, que saiu para pescar próximo da ilha da Boavista, Cabo Verde, no passado dia 2 de outubro, quando foi supreendido por uma tempestade que rasgou a vela da embarcação e o desviou da rota.

Depois de ter ficado sem combustível e longe da costa, o pescador relatou que nada mais pode fazer do que esperar que algum barco o resgatasse.

Ferreira Mendes, que terá sobrevivido graças à pesca e à água da chuvas, afirmou que durante os quase dois meses que esteve à deriva passaram por si 15 navios que nâo o viram.

Finalmente, a 18 de novembro passado, o navio brasileiro "Ouro do Brasil", de bandeira libanesa, resgatou-o.

O barco transportava sumo de laranja do porto de Manatee, na Flórida, Estados Unidos, até Santos, no Estado brasileiro de São Paulo, quando um dos seus marinheiros avistou a pequena embarcação do pescador cabo-verdiano.

Ferreira Mendes, que teve de se apresentar à Capitania do Porto ao desembarcar, manifestou o desejo de regressar o quanto antes a Cabo Verde para poder reunir-se com a família.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58