sicnot

Perfil

Mundo

Pescador cabo-verdiano chega ao Brasil depois de 47 dias à deriva no Atlântico

Um pescador cabo-verdiano desembarcou quarta-feira no porto de Santos, Brasil, depois de ter estado 47 dias à deriva no Atlântico, noticiou hoje a imprensa brasileira.

Eraldo Peres

Juvenal Ferreira Mendes, de 52 anos, disse, numa entrevista ao portal de noticias G1, que saiu para pescar próximo da ilha da Boavista, Cabo Verde, no passado dia 2 de outubro, quando foi supreendido por uma tempestade que rasgou a vela da embarcação e o desviou da rota.

Depois de ter ficado sem combustível e longe da costa, o pescador relatou que nada mais pode fazer do que esperar que algum barco o resgatasse.

Ferreira Mendes, que terá sobrevivido graças à pesca e à água da chuvas, afirmou que durante os quase dois meses que esteve à deriva passaram por si 15 navios que nâo o viram.

Finalmente, a 18 de novembro passado, o navio brasileiro "Ouro do Brasil", de bandeira libanesa, resgatou-o.

O barco transportava sumo de laranja do porto de Manatee, na Flórida, Estados Unidos, até Santos, no Estado brasileiro de São Paulo, quando um dos seus marinheiros avistou a pequena embarcação do pescador cabo-verdiano.

Ferreira Mendes, que teve de se apresentar à Capitania do Porto ao desembarcar, manifestou o desejo de regressar o quanto antes a Cabo Verde para poder reunir-se com a família.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.