sicnot

Perfil

Mundo

Polícia encontra 12 bombas caseiras em casa dos suspeitos do tiroteio em San Bernardino

A polícia descobriu hoje 12 bombas de fabrico caseiro no apartamento dos suspeitos envolvidos no tiroteio de San Bernardino (Califórnia, EUA), que provocou 14 mortos na quarta-feira, referiu o chefe da polícia local.

© Alex Gallardo / Reuters

As autoridades elevaram para 21 o número de feridos e confirmaram que continuam a investigar os motivos do ataque, sem que até ao momento tenha sido excluída qualquer possibilidade.

O diretor do FBI em Los Angeles, David Bowdich, pediu "paciência" com o desenvolvimento das investigações, pelo facto de existirem múltiplas vítimas e muitos cenários que implicam recolha de provas, e disse ser "demasiado cedo" pra especular sobre as causas do massacre.

No entanto, indicou que, caso se observe o armamento na posse dos suspeitos, o casamento combinado entre Syed Farook e Tashfeen Malik, e o plano executado, será "óbvio" que tinham uma missão, mas o FBI ainda desconhece os motivos.

Por sua vez, o chefe da polícia local da cidade, Jarrod Burguan, informou que uma casa relacionada com os suspeitos em Redlands, uma cidade próxima de San Bernardino, está incluída no "foco da investigação", por terem sido encontradas 12 bombas de fabrico caseiro e ferramentas que poderiam ser usadas para o seu fabrico, juntamento com outro tipo de armamento, como espingardas e cartuchos.

"Estavam equipados e poderiam ter continuado e fazer outro ataque", disse o responsável policial sobre o casal, abatido durante a operação de busca montada pela polícia após o ataque contra o Inland Regional Center, um centro de apoio para incapacitados e onde os empregados celebravam uma festa.

Barguan precisou a intensidade do confronto com a polícia e em que foram mortos os dois suspeitos, que se julga terem disparados 76 cartuchos de munições de espingardas em direção à polícia.

"Temos a certeza que as duas pessoas envolvidas no tiroteio são os dois mortos", acrescentou Barguan, que disse não possuir informações sobre a existência de uma "ameaça imediata" na zona, e excluiu que estejam a ser procurados mais suspeitos.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.