sicnot

Perfil

Mundo

Polícia encontra 12 bombas caseiras em casa dos suspeitos do tiroteio em San Bernardino

A polícia descobriu hoje 12 bombas de fabrico caseiro no apartamento dos suspeitos envolvidos no tiroteio de San Bernardino (Califórnia, EUA), que provocou 14 mortos na quarta-feira, referiu o chefe da polícia local.

© Alex Gallardo / Reuters

As autoridades elevaram para 21 o número de feridos e confirmaram que continuam a investigar os motivos do ataque, sem que até ao momento tenha sido excluída qualquer possibilidade.

O diretor do FBI em Los Angeles, David Bowdich, pediu "paciência" com o desenvolvimento das investigações, pelo facto de existirem múltiplas vítimas e muitos cenários que implicam recolha de provas, e disse ser "demasiado cedo" pra especular sobre as causas do massacre.

No entanto, indicou que, caso se observe o armamento na posse dos suspeitos, o casamento combinado entre Syed Farook e Tashfeen Malik, e o plano executado, será "óbvio" que tinham uma missão, mas o FBI ainda desconhece os motivos.

Por sua vez, o chefe da polícia local da cidade, Jarrod Burguan, informou que uma casa relacionada com os suspeitos em Redlands, uma cidade próxima de San Bernardino, está incluída no "foco da investigação", por terem sido encontradas 12 bombas de fabrico caseiro e ferramentas que poderiam ser usadas para o seu fabrico, juntamento com outro tipo de armamento, como espingardas e cartuchos.

"Estavam equipados e poderiam ter continuado e fazer outro ataque", disse o responsável policial sobre o casal, abatido durante a operação de busca montada pela polícia após o ataque contra o Inland Regional Center, um centro de apoio para incapacitados e onde os empregados celebravam uma festa.

Barguan precisou a intensidade do confronto com a polícia e em que foram mortos os dois suspeitos, que se julga terem disparados 76 cartuchos de munições de espingardas em direção à polícia.

"Temos a certeza que as duas pessoas envolvidas no tiroteio são os dois mortos", acrescentou Barguan, que disse não possuir informações sobre a existência de uma "ameaça imediata" na zona, e excluiu que estejam a ser procurados mais suspeitos.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC