sicnot

Perfil

Mundo

Angola regista um caso de AVC por dia em crianças com menos de 5 anos

O hospital pediátrico do Lubango, no sul de Angola, diagnosticou praticamente um caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em crianças por dia este ano, número que preocupa as autoridades de saúde locais.

© Mike Hutchings / Reuters

De acordo com fonte daquele hospital, citada hoje pela imprensa local, já foram tratados com esta patologia, desde janeiro, mais de 300 crianças menores de cinco anos.

A drepanocitose (doença do glóbulo vermelho) está na origem parte significativa destes casos, relativos à província da Huíla. Problemas cardíacos, patologias congénitas ou anomalias vasculares são outras explicações para o elevado número de casos de AVC na Huíla.

As autoridades locais de saúde estão a pedir à população para adotarem medidas de prevenção, nomeadamente a administração de ácido fólico às crianças, e fazerem consultas de acompanhamento nos hospitais da província.

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.