sicnot

Perfil

Mundo

Angola regista um caso de AVC por dia em crianças com menos de 5 anos

O hospital pediátrico do Lubango, no sul de Angola, diagnosticou praticamente um caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em crianças por dia este ano, número que preocupa as autoridades de saúde locais.

© Mike Hutchings / Reuters

De acordo com fonte daquele hospital, citada hoje pela imprensa local, já foram tratados com esta patologia, desde janeiro, mais de 300 crianças menores de cinco anos.

A drepanocitose (doença do glóbulo vermelho) está na origem parte significativa destes casos, relativos à província da Huíla. Problemas cardíacos, patologias congénitas ou anomalias vasculares são outras explicações para o elevado número de casos de AVC na Huíla.

As autoridades locais de saúde estão a pedir à população para adotarem medidas de prevenção, nomeadamente a administração de ácido fólico às crianças, e fazerem consultas de acompanhamento nos hospitais da província.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira, no Jornal da Noite, para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo". O diretor conta que a unidade esteve em contacto com as autoridades em Espanha, não só durante os ataques, como também depois, e disse que os atacantes não estarão a caminho da fronteira com Portugal.