sicnot

Perfil

Mundo

Empresa japonesa lança smartphone lavável

A empresa japonesa Kyocera Korp vai lançar na próxima semana no mercado o primeiro telefone inteligente (smartphone) que pode ser lavado com água e sabonete, anunciou hoje o fabricante.

Kyocera Korp

O aparelho, batizado "Digno Rafre", será posto à venda a 11 deste mês a um custo de 57.000 ienes (cerca de 440 euros) e integra uma capa impermeável dentro e fora do smartphone, permitindo que se possa lavar à mão.

Num vídeo promocional, o fabricante mostra que a impermeabilidade do "Digno Rafre" permitirá ao detentor do aparelho lavá-lo na torneira e garante que o "smartphone" não se estragará se cair acidentalmente dentro de um copo ou de uma banheira com água.

Mais a mais, o ecrã tátil poderá ser utilizado mesmo que esteja molhado, precisou a empresa japonesa num comunicado, em que recomenda o uso do telemóvel inteligente para famílias com crianças pequenas ou para os que queiram consultar receitas enquanto cozinham, entre outros exemplos.

O "smartphone" "molhável" integra uma bateria que permite utilizá-lo durante 1.300 minutos (mais de 21 horas) sem interrupção e uma câmara de alta qualidade, refere-se no documento.

Com o lançamento do "Digno Rafre", o fabricante japonês pretende "ajudar" os usuários dos telefones inteligentes a manter limpos os seus aparelhos, que poderão conter até 600 bactérias, segundo um estudo recente da Universidade de Barcelona.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".