sicnot

Perfil

Mundo

Empresa japonesa lança smartphone lavável

A empresa japonesa Kyocera Korp vai lançar na próxima semana no mercado o primeiro telefone inteligente (smartphone) que pode ser lavado com água e sabonete, anunciou hoje o fabricante.

Kyocera Korp

O aparelho, batizado "Digno Rafre", será posto à venda a 11 deste mês a um custo de 57.000 ienes (cerca de 440 euros) e integra uma capa impermeável dentro e fora do smartphone, permitindo que se possa lavar à mão.

Num vídeo promocional, o fabricante mostra que a impermeabilidade do "Digno Rafre" permitirá ao detentor do aparelho lavá-lo na torneira e garante que o "smartphone" não se estragará se cair acidentalmente dentro de um copo ou de uma banheira com água.

Mais a mais, o ecrã tátil poderá ser utilizado mesmo que esteja molhado, precisou a empresa japonesa num comunicado, em que recomenda o uso do telemóvel inteligente para famílias com crianças pequenas ou para os que queiram consultar receitas enquanto cozinham, entre outros exemplos.

O "smartphone" "molhável" integra uma bateria que permite utilizá-lo durante 1.300 minutos (mais de 21 horas) sem interrupção e uma câmara de alta qualidade, refere-se no documento.

Com o lançamento do "Digno Rafre", o fabricante japonês pretende "ajudar" os usuários dos telefones inteligentes a manter limpos os seus aparelhos, que poderão conter até 600 bactérias, segundo um estudo recente da Universidade de Barcelona.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.