sicnot

Perfil

Mundo

Morreu líder dos talibã 'mullah' Aktar Mansoor

O chefe talibã 'mullah' Aktar Mohammad Mansoor "morreu devido a ferimentos", disse Sultan Faizy, porta-voz do primeiro vice-presidente afegão Abdul Rashid Dostum, através da sua conta de Twitter, na quinta-feira à noite, citada pela agência Xinhua.

Rahmat Gul

Aktar Mansoor substituiu o antigo líder 'mullah' Mohammad Omar, cuja morte foi confirmada em julho. No entanto, ao assumir a liderança, Mansoor dividiu o núcleo mais conservador em quatro fações.

De acordo com o canal televisivo local 1TV, citado pela Xinhua, Aktar Mansoor foi ferido durante um conflito entre fações na cidade paquistanesa de Quetta, na terça-feira, acabando por não resistir aos ferimentos.

Em comunicado, o porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid, rejeitou esta informação, considerando-a infundada e dizendo que as agências de inteligência estavam a tentar enganar a opinião pública.

O 'mullah' Mansoor foi nomeado líder dos talibãs do Afeganistão no verão de 2014, mas a sua nomeação foi considerada precipitada por alguns e contestada por vários setores talibãs, nomeadamente pela família do 'mullah' Omar e por vários comandantes militares.

No início de novembro, uma fação dissidente dos talibãs constituiu-se formalmente e escolheu como líder o 'mullah' Mohammed Rassul, um dos dirigentes que negou qualquer legitimidade ao 'mullah' Mansoor.

Segundo a France Presse, o incidente pôs em confronto as diferentes fações e dele resultaram quatro mortos e vários feridos, além de Mansoor.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42