sicnot

Perfil

Mundo

Morreu líder dos talibã 'mullah' Aktar Mansoor

O chefe talibã 'mullah' Aktar Mohammad Mansoor "morreu devido a ferimentos", disse Sultan Faizy, porta-voz do primeiro vice-presidente afegão Abdul Rashid Dostum, através da sua conta de Twitter, na quinta-feira à noite, citada pela agência Xinhua.

Rahmat Gul

Aktar Mansoor substituiu o antigo líder 'mullah' Mohammad Omar, cuja morte foi confirmada em julho. No entanto, ao assumir a liderança, Mansoor dividiu o núcleo mais conservador em quatro fações.

De acordo com o canal televisivo local 1TV, citado pela Xinhua, Aktar Mansoor foi ferido durante um conflito entre fações na cidade paquistanesa de Quetta, na terça-feira, acabando por não resistir aos ferimentos.

Em comunicado, o porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid, rejeitou esta informação, considerando-a infundada e dizendo que as agências de inteligência estavam a tentar enganar a opinião pública.

O 'mullah' Mansoor foi nomeado líder dos talibãs do Afeganistão no verão de 2014, mas a sua nomeação foi considerada precipitada por alguns e contestada por vários setores talibãs, nomeadamente pela família do 'mullah' Omar e por vários comandantes militares.

No início de novembro, uma fação dissidente dos talibãs constituiu-se formalmente e escolheu como líder o 'mullah' Mohammed Rassul, um dos dirigentes que negou qualquer legitimidade ao 'mullah' Mansoor.

Segundo a France Presse, o incidente pôs em confronto as diferentes fações e dele resultaram quatro mortos e vários feridos, além de Mansoor.

Lusa

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Brasil estreia-se com empate frente à Suíça

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil estreou-se no Mundial 2018 com um empate a um golo, frente à Suíça, na 1.ª jornada do grupo E.

  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará, na quarta-feira, na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Portugal vai aquecer. Temperaturas vão rondar os 40º
    2:26