sicnot

Perfil

Mundo

EUA emitem alerta de segurança para o seu consulado em Istambul devido a ameaça

Os Estados Unidos emitiram hoje um alerta de segurança para as instalações do seu consulado em Istambul, devido a uma "ameaça iminente" e aconselharam aos seus cidadãos na cidade turca a não se aproximarem da delegação diplomática.

Olivier Douliery / POOL

"Devido a uma informação acerca de uma ameaça iminente à segurança das instalações do consulado dos Estados Unidos em Istambul, aconselhamos todos os cidadãos norte-americanos que evitem" aproximar-se do edifício, de acordo com um comunicado hoje divulgado pelo Conselho Assessor de Segurança no Estrangeiro do Departamento de Estado norte-americano (OSAC), sigla em inglês).

O OSAC referiu ainda que o consulado em Istambul permanecerá fechado hoje e domingo, apelando ainda aos cidadãos norte-americanos que mantenham "um alto nível de vigilância", que estejam "atentos aos eventos locais" e que tomem as "medidas apropriadas para reforçarem a sua segurança pessoal".

A Turquia faz fronteira com a Síria, país que está a viver em guerra civil desde março de 2011 e tem a parte norte do seu território sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico, que está a ocupar também o norte do Iraque.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19