sicnot

Perfil

Mundo

Polícia Marítima resgata família de 20 refugiados sírios no mar Egeu

A Polícia Marítima (PM) resgatou durante a madrugada de hoje, no mar Egeu, uma família de 20 refugiados sírios que tinha sido abandonada pelos traficantes a meio caminho entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos.

© Yannis Behrakis / Reuters


A informação é divulgada na página da internet da PM, onde é explicado que esta família foi encontrada no interior de uma embarcação com problemas no motor.

De acordo com a Polícia Marítima, a família era constituída por cinco bebés, sete mulheres e oito homens, sendo que quatro pessoas tinham deficiências mentais graves.

"Apesar da ansiedade, conseguiram todos manter-se calmos e cooperantes, facilitando a ação de resgate", diz a PM, acrescentando que, já na embarcação da marinha portuguesa, foram-lhes distribuídas mantas térmicas, água e bolachas.

Segundo a PM, a maioria dos elementos da família sabia falar inglês e revelou "possuir cursos superiores".

A embarcação onde a família seguia foi rebocada e, posteriormente, todos os elementos foram desembarcados no Porto de Molivos, na Grécia.

Até ao momento, a equipa da Polícia Marítima, que integra a missão Poseidon Sea, no Mar Egeu, desde o dia 01 de outubro, resgatou mais de 1.300 migrantes e refugiados, entre 286 crianças e 293 mulheres.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.