sicnot

Perfil

Mundo

Polícia Marítima resgata família de 20 refugiados sírios no mar Egeu

A Polícia Marítima (PM) resgatou durante a madrugada de hoje, no mar Egeu, uma família de 20 refugiados sírios que tinha sido abandonada pelos traficantes a meio caminho entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos.

© Yannis Behrakis / Reuters


A informação é divulgada na página da internet da PM, onde é explicado que esta família foi encontrada no interior de uma embarcação com problemas no motor.

De acordo com a Polícia Marítima, a família era constituída por cinco bebés, sete mulheres e oito homens, sendo que quatro pessoas tinham deficiências mentais graves.

"Apesar da ansiedade, conseguiram todos manter-se calmos e cooperantes, facilitando a ação de resgate", diz a PM, acrescentando que, já na embarcação da marinha portuguesa, foram-lhes distribuídas mantas térmicas, água e bolachas.

Segundo a PM, a maioria dos elementos da família sabia falar inglês e revelou "possuir cursos superiores".

A embarcação onde a família seguia foi rebocada e, posteriormente, todos os elementos foram desembarcados no Porto de Molivos, na Grécia.

Até ao momento, a equipa da Polícia Marítima, que integra a missão Poseidon Sea, no Mar Egeu, desde o dia 01 de outubro, resgatou mais de 1.300 migrantes e refugiados, entre 286 crianças e 293 mulheres.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC