sicnot

Perfil

Mundo

Presidente iraquiano exige que Turquia retire tropas do seu território

O presidente iraquiano considera que a presença de centenas de militares turcos na cidade de Mossul viola as leias internacionais. Fouad Massoum entende que esta decisão só faz aumentar as tensões na região e exige que a Turquia retire as suas forças militares do território e preserve a soberania do país.

© Charles Platiau / Reuters

Recorde-se que Mossul foi invadida, em 2014, por militantes do Daesh, o auto-proclamado Estado Islâmico.
A declaração de Massoum surge depois de uma fonte da segurança turca ter dito, na sexta-feira, que centenas de militares seriam enviados para os arredores da cidade para treinar tropas iraquianos.

  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

    Em atualização

  • "Vi o Bas Doost a jorrar sangue para o chão (...) revoltei-me!"
    3:28
  • "Esta semana parecia um filme de terror"
    2:24

    Desporto

    O treinador do Sporting falou pela primeira vez à imprensa desde as agressões de que foi alvo em Alcochete. Jorge Jesus disse que a última semana "parecia um filme de terror" e deixou um agradecimento especial aos adeptos e à "capacidade emocional" dos jogadores.

  • Já se pode pescar sardinha mas há limitações

    País

    A proibição da pesca da sardinha termina hoje, podendo, até 31 de julho, os pescadores capturar 4.855 toneladas, com limites diários, medidas de proteção dos juvenis e monitorização da pescaria, disse à Lusa o Ministério do Mar.

  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29