sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de pessoas saíram à rua para apelarem a um consenso na cimeira de Paris

Centenas de pessoas juntaram-se esta tarde para formar a Torre Eiffel no símbolo da paz. Os manifestantes apelaram ainda ao uso das energias renováveis, numa altura em que decorre ainda, na capital francesa, a cimeira do Clima. O objetivo é chegar a um acordo para diminuir as emissões de gases poluentes.

© Benoit Tessier / Reuters

Também na Bélgica, milhares de pessoas participaram numa marcha plo clima.
Manifestaram-se numa praia para alertar para a degradação da costa.

  • Papa Francisco apela ao consenso na Cimeira do Clima
    0:58

    Cimeira do Clima

    O Papa Francisco apelou hoje a que os líderes mundiais cheguem a um acordo na Cimeira do Clima sobre as alterações climáticas. Na Praça de São Pedro, na missa de domingo, Francisco sublinhou que só com um consenso será possível acabar também com a pobreza e promover a dignidade humana.

  • 196 países "a favor do clima" em Paris
    1:34

    Mundo

    Há bons sinais da cimeira do clima, em Paris. Os cerca de duzentos países participantes aprovaram um documento comum de trabalho para a resolução de divergências sobre as medidas a tomar em defesa do ambiente.

  • Projeto português na Cimeira do Clima de Paris
    2:23

    Cimeira do Clima

    Já se sabe que os carros elétricos poluem muito menos. Mas um grupo de engenheiros portugueses quer apurar com mais rigor a dimensão desse benefício para o ambiente. Vão apresentar na Cimeira do Clima, em Paris, um sistema que indica, em tempo real, quanto é que um veículo elétrico está a poupar em emissões poluentes.

  • "Oposição angolana deve atualizar-se"
    0:53

    Mundo

    Alexandra Simeão, antiga vice-ministra da Educação em Angola, mostra-se surpreendida com a rapidez das mudanças introduzidas por João Lourenço no país. A analista política disse ainda à SIC que estas mudanças são uma oportunidade para a oposição angolana se profissionalizar e atualizar.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27