sicnot

Perfil

Mundo

Ministro belga anuncia reforço da equipa de juízes antiterrorismo em Bruxelas

O ministro da Justiça belga anunciou hoje que reforçará a equipa de juízes antiterroristas em Bruxelas com mais três elementos, depois de constatar que os quatro atuais estão sobrecarregados de trabalho.

© Francois Lenoir / Reuters

"Neste momento, os nossos juízes de instrução antiterroristas estão sobrecarregados de trabalho, devido à procuradoria federal e às autoridades de segurança do Estado, mas também pela justiça tradicional", disse o ministro Koen Geens à cadeia de televisão pública RTBF.

Os juízes estão a investigar nomeadamente as conexões belgas dos envolvidos nos atentados de Paris - que ocorreram a 13 de novembro e provocaram 130 mortes.

Na opinião do ministro, "nestes tempos difíceis, é importante que os juízes de instrução permanentes estejam realmente disponíveis para descartar ou prolongar os mandados de prisão" e dirigir as investigações antiterroristas.

O Governo belga considera "urgente" que em Bruxelas haja mais três juízes de instrução antiterroristas.

Os três juízes de instrução adicionais poderão assumir as suas funções nos próximos dias, segundo Geens.

O presidente do tribunal de primeira instância de Bruxelas, Luc Hennart, criticou a iniciativa, dizendo que "é um verdadeiro problema" esta deslocação e o tratamento do tema antiterrorismo em detrimento de outras questões.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.