sicnot

Perfil

Mundo

Homem que esfaqueou passageiros no metro de Londres acusado de tentativa de assassínio

O homem que esfaqueou, no sábado, duas pessoas numa estação de metro de Londres foi acusado de tentativa de assassínio, informou hoje a polícia metropolitana, que investiga o caso como um ato terrorista.

© Neil Hall / Reuters

Muhaydin Mire, de 29 anos, vai ser hoje presente a tribunal, depois de as forças de ordem terem avançado com a acusação devido ao incidente, que ocorreu na estação de Leytonstone, no leste da capital britânica.

Mire, que feriu gravemente um homem de 56 anos e causou ferimentos leves a outro, gritou "isto é pela Síria" depois do ataque, segundo testemunhas.

Inicialmente, foi noticiado que havia um terceiro ferido mas essa mulher foi alvo de ameaças e não sofreu danos físicos.

No domingo, a polícia londrina renovou o pedido de informação aos testemunhos do ataque para esclarecer as circunstâncias do esfaqueamento.

O comandante da unidade antiterrorista da Polícia Metropolitana de Londres (MET), Richard Walton, pediu a quem conseguiu filmar o ataque, e cujos vídeos estão a circular na Internet, para que se "ponha em contacto" com as autoridades.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.