sicnot

Perfil

Mundo

Lula compara Brasil a comboio "descarrilado" após pedido de impugnação de Dilma

O antigo chefe de Estado brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva comparou hoje o país a um comboio "descarrilado" após a decisão do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em acolher um pedido de impugnação de Dilma Rousseff.

© Ricardo Moraes / Reuters

"É como se estivéssemos andando em um trem [comboio] descarrilado. Então, não é hora de brigar para saber quem vai em qual vagão. É hora de colocar o trem de volta nos trilhos", afirmou Lula da Silva, que falava num encontro com representantes de partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos contrários à destituição da Presidente.

Lula da Silva afirmou ainda que participará em manifestações a favor da sua afilhada política.

"Estou à disposição para todos os atos, para todas as viagens necessárias para lutar contra um golpe à nossa democracia", disse, citado pelo Instituto Lula.

O ex-Presidente afirmou ainda que é importante que o Partido dos Trabalhadores (PT) e os aliados acompanhem os possíveis votos dos deputados sobre a impugnação.

Lula da Silva incentivou os movimentos sociais e sindicatos a se unirem em defesa de Dilma Rousseff, apesar das divergências, para impedir o que chamou de "golpe de Estado".

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • CDS avança com moção de censura ao Governo

    País

    A líder do CDS anunciou hoje que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo, na sequência dos incêndios que fizeram 37 mortos desde domingo, quatro meses depois da tragédia de Pedrógão Grande.

    Em atualização

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06