sicnot

Perfil

Mundo

Lula compara Brasil a comboio "descarrilado" após pedido de impugnação de Dilma

O antigo chefe de Estado brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva comparou hoje o país a um comboio "descarrilado" após a decisão do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, em acolher um pedido de impugnação de Dilma Rousseff.

© Ricardo Moraes / Reuters

"É como se estivéssemos andando em um trem [comboio] descarrilado. Então, não é hora de brigar para saber quem vai em qual vagão. É hora de colocar o trem de volta nos trilhos", afirmou Lula da Silva, que falava num encontro com representantes de partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos contrários à destituição da Presidente.

Lula da Silva afirmou ainda que participará em manifestações a favor da sua afilhada política.

"Estou à disposição para todos os atos, para todas as viagens necessárias para lutar contra um golpe à nossa democracia", disse, citado pelo Instituto Lula.

O ex-Presidente afirmou ainda que é importante que o Partido dos Trabalhadores (PT) e os aliados acompanhem os possíveis votos dos deputados sobre a impugnação.

Lula da Silva incentivou os movimentos sociais e sindicatos a se unirem em defesa de Dilma Rousseff, apesar das divergências, para impedir o que chamou de "golpe de Estado".

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras