sicnot

Perfil

Mundo

ONU alerta que extremistas podem fabricar "bomba suja" com matérias radioativas

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Yukiya Amano, pediu hoje a todos os países que impeçam os extremistas de aceder a matérias radioativas com as quais possam fabricar uma "bomba suja".

Diretor geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiya Amano (Reuters)

Diretor geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Yukiya Amano (Reuters)

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"A segurança nuclear é uma questão grave (que existe) há longa data. É uma ameaça real em todos os países onde as substâncias nucleares estão ao alcance dos terroristas", declarou Amano, durante uma visita às Filipinas onde participa numa conferência sobre energia atómica.

"Se as matérias nucleares caírem nas mãos dos terroristas, podem ser usadas numa bomba suja", cujo fabrico é muito mais simples do que uma bomba atómica, disse.

A AIEA, organização autónoma no âmbito das Nações Unidas, pode ajudar os diferentes governos a combater esta ameaça, explicou aos jornalistas.

Yukiya Amano acrescentou que a organização pode treinar a polícia de fronteira e alfandegária a detetar o tipo de materiais em causa ou fornecer aos governos aparelhos de deteção e outros equipamentos.

Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.