sicnot

Perfil

Mundo

Pistorius libertado hoje sob fiança após condenação por morte de namorada

O ex-campeão paralímpico Oscar Pistorius foi libertado hoje sob fiança depois de ter sido condenado na quinta-feira pelo assassinato da sua namorada em 2013. "O caso é adiado até 16 de abril de 2016. O requerente é libertado sob fiança de 10.000 rands [cerca de 636 euros]", anunciou o juiz presidente Aubrey Ledwaba do Supremo Tribunal de Pretória.

© Siphiwe Sibeko / Reuters

Anteriormente, o advogado do atleta, Barry Roux, tinha anunciado que Oscar Pistorius iria recorrer para o Tribunal Constitucional sul-africano da condenação pelo assassinato da Reeva Steenkamp, que pode resultar numa pena de, pelo menos, 15 anos de prisão.

Na quinta-feira, O Supremo Tribunal de recurso da África do Sul declarou Oscar Pistorius culpado de "morte", porque teve uma intenção criminosa" no momento dos tiros que provocaram a morte à sua então namorada, informando que o processo será "reenviado à jurisdição de primeira instância para que a sentença seja revista".

Na primeira instância, Pistorius fora condenado a cinco anos de prisão por "homicídio involuntário".

O atleta paralímpico começara, em meados de novembro, a realizar trabalho comunitário, uma das condições acordada aquando da sua saída da prisão, após ter cumprido uma pena de um ano pelo assassínio da namorada, Reeva Steenkamp.

Pistorius está a cumprir a prisão domiciliária em casa de um tio desde 20 de outubro.

A 12 de setembro de 2014, Pistorius foi declarado culpado pelo homicídio involuntário da namorada Reeva Steenkamp, abatida a tiro a 14 de fevereiro de 2013.

No mês seguinte, o tribunal condenou o atleta a cinco anos de prisão efetiva pelo crime de homicídio involuntário, mas também a três anos de pena suspensa por uso de arma de fogo.

Em junho deste ano, os serviços prisionais indicaram que Pistorius era elegível para o regime de prisão domiciliária, depois de ter cumprido um sexto da pena.

Com várias medalhas no atletismo paralímpico, Pistorius, conhecido como 'Blade Runner', por causa das próteses nas pernas que usava em pista, competiu com atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos Londres2012.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.