sicnot

Perfil

Mundo

EUA considera que um acordo de paz na Colômbia seria "nova era" para América

O vice-Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, que um acordo de paz na Colômbia marcaria uma "nova era" em toda a América, informou hoje a Casa Branca.

Sergei Chuzavkov

Durante uma conversa telefónica, Joe Biden e Juan Manuel Santos falaram sobre os "fortes laços bilaterais" entre os Estados Unidos e a Colômbia e o estado do processo de paz entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), indicou a Casa Branca.

Biden "felicitou o Presidente Santos pelos avanços no processo de paz colombiano nos últimos meses".

"Os dois líderes concordaram que a paz na Colômbia marcaria uma nova era para a América e comprometeram-se a continuar os esforços para apoiar uma paz justa e duradoura", acrescentou o comunicado.

O Governo colombiano realiza desde há três anos em Havana, capital cubana, negociações com as FARC para chegar a um acordo que acabe com o conflito armado, que dura há mais de 50 anos e é o mais antigo do continente.

As partes acordaram que, o mais tardar, a 23 de março do próximo ano, deve ser assinado um acordo de paz.

Lusa

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00