sicnot

Perfil

Mundo

Paciente de Barcelona vai ser o primeiro na Europa a receber "olhos biónicos"

Um paciente de Barcelona (nordeste de Espanha) vai ser o primeiro na Europa e o segundo no mundo a receber dois dispositivos de visão artifical, conhecidos como "olhos biónicos", foi hoje anunciado.

© Toby Melville / Reuters

A operação, prevista para a próxima semana, vai ser realizada pelo cirurgião Jeroni Nadal, coordenador adjunto do departamento de vítreo e retina do Centro Barraquer, informou esta clínica oftalmológica em comunicado.

O doente sofre da síndroma de Usler, é surdo e cego.

O sistema de próteses da retina 'Argus II', fabricado e desenvolvido pela firma Second Sight, "proporciona a estimulação elétrica da retina para aumentar a perceção visual em cegos", de acordo com o centro.

O dispositivo inclui uma microcâmara e envia as imagens obtidas para "um pequeno computador que o paciente transporta", e onde são transformadas em instruções.

A transmissão de dados é feita por um sistema sem fios "para a antena do implante da retina" e, a partir dali, para o cérebro de modo a criar a perceção de padrões de luz que os pacientes aprendem a interpretar, indicou o centro.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47