sicnot

Perfil

Mundo

Paciente de Barcelona vai ser o primeiro na Europa a receber "olhos biónicos"

Um paciente de Barcelona (nordeste de Espanha) vai ser o primeiro na Europa e o segundo no mundo a receber dois dispositivos de visão artifical, conhecidos como "olhos biónicos", foi hoje anunciado.

© Toby Melville / Reuters

A operação, prevista para a próxima semana, vai ser realizada pelo cirurgião Jeroni Nadal, coordenador adjunto do departamento de vítreo e retina do Centro Barraquer, informou esta clínica oftalmológica em comunicado.

O doente sofre da síndroma de Usler, é surdo e cego.

O sistema de próteses da retina 'Argus II', fabricado e desenvolvido pela firma Second Sight, "proporciona a estimulação elétrica da retina para aumentar a perceção visual em cegos", de acordo com o centro.

O dispositivo inclui uma microcâmara e envia as imagens obtidas para "um pequeno computador que o paciente transporta", e onde são transformadas em instruções.

A transmissão de dados é feita por um sistema sem fios "para a antena do implante da retina" e, a partir dali, para o cérebro de modo a criar a perceção de padrões de luz que os pacientes aprendem a interpretar, indicou o centro.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.