sicnot

Perfil

Mundo

Turquia pede aos seus cidadãos para abandonarem o Iraque

A Turquia apelou hoje a todos os seus cidadãos para abandonarem o Iraque, à exceção de algumas províncias da região curda, ao evocar os riscos de segurança num comunicado divulgado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Reuters Photographer / Reuter

"O nosso aviso é extensível aos viajantes que se encontrem em todas as províncias (iraquianas) à exceção (das províncias) de Dahuk, Erbil e Suleimaniyé", situadas na região curda do norte do país, indica o ministério dos Negócios Estrangeiros.

O comunicado aconselha a que sejam evitadas deslocações não essenciais a diversas províncias iraquianas, incluindo Basra, Najaf, Anbar e Kirkuk, e solicita aos cidadãos turcos presentes nessas regiões "que abandonem (essas províncias) o mais depressa possível".

Ancara referiu-se a crescentes ameaças dirigidas a empresas turcas, e ainda declarações que encorajam à violência, sequestros e ataques.

O ministério turco também apelou aos seus cidadãos presentes na região do Curdistão iraquiano que evitem as áreas onde decorrem operações contra o grupo Estado Islâmico (EI) e que obedecem às instruções da administração curda iraquiana.

O aviso surge na sequência da crescente tensão entre Ancara e o governo central de Bagdad sobre o envio pela Turquia de cerca de 300 soldados com o objetivo de treinar forças locais e retomar aos 'jihadistas' do EI a cidade de Mossul.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16