sicnot

Perfil

Mundo

Venda de preservativos online disparou nos dias mais poluídos na China

A venda de preservativos online disparou durante os dias mais poluídos na China, segundo um estudo do portal de compras Taobao, que controla grande parte do comércio eletrónico no país.

© David Gray / Reuters

O estudo, citado hoje pelo jornal oficial China Daily, conclui que as encomendas de preservativos em Pequim e em algumas cidades do norte da China subiram nos dias mais poluídos.

O interesse em artigos de desporto também aumentou nos dias mais "cinzentos". "Os artigos de desporto tiveram mais saída do que os cosméticos e vestuário feminino nos dias mais poluídos", realça o portal Taobao.

Uma vaga de poluição atinge grande parte do norte da China, numa situação "normal" para a época, visto que a ativação do aquecimento central implica o aumento da queima de carvão, a principal fonte de energia no país.

No entanto, as autoridades locais ativaram pela primeira vez na história, esta semana, o alerta vermelho (o nível máximo) de poluição em Pequim.

"Uma cidade diferente, a mesma nuvem de poluição", comenta à agência Lusa uma arquiteta chinesa que viajou hoje até Zhengzhou, a capital da província de Henan, situada a quase 700 quilómetros de Pequim.

Na capital chinesa, a densidade das partículas PM 2.5 - as mais finas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões - aproxima-se esta manhã (horário local) dos 300 microgramas por metro cúbico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um máximo de 25 microgramas para que o ar seja considerado saudável.

Os infantários e as escolas de ensino básico e médio foram aconselhados pelo Governo a suspender as aulas e as empresas a adotar "um horário de trabalho flexível".

As fábricas e estaleiros mais poluentes reduziram ou interromperam a produção. Os automóveis circulam alternadamente, de acordo com o último número da matrícula: um dia pares, noutro ímpares.

O alerta vai durar até ao meio-dia de quinta-feira, altura em que se espera que uma frente fria dissipe parte do ar poluído na cidade.

Com Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.