sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama quer antecedentes dos candidatos a compradores de armas controlados

O Presidente dos EUA, Barack Obama, solicitou hoje aos seus colaboradores que redigissem uma proposta que lhe permita aumentar, sem a aprovação do Congresso, a verificação dos antecedentes dos compradores de armas, confirmou hoje a Casa Branca.

Reuters

Reuters

© Jonathan Ernst / Reuters

Obama quer receber quanto antes uma série de recomendações para tomar medidas executivas relacionadas com o controlo de armas, informou uma das suas assessoras, Valerie Jarrett, durante um discurso em Newtown, no Estado do Connecticut, citado hoje pela imprensa norte-americana.

O porta-voz da Casa Blanca, Josh Earnest, confirmou na sua conferência de imprensa diária que Obama está interessado em usar o seu poder executivo para "manter as armas fora das mãos" dos que pretendem fazer mal a terceiros.

No ano passado, Obama confessou que a sua maior frustração como Presidente era o fracasso dos seus esforços em conseguir um maior controlo da venda e posse de armas no país.

Lusa

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.