sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama quer antecedentes dos candidatos a compradores de armas controlados

O Presidente dos EUA, Barack Obama, solicitou hoje aos seus colaboradores que redigissem uma proposta que lhe permita aumentar, sem a aprovação do Congresso, a verificação dos antecedentes dos compradores de armas, confirmou hoje a Casa Branca.

Reuters

Reuters

© Jonathan Ernst / Reuters

Obama quer receber quanto antes uma série de recomendações para tomar medidas executivas relacionadas com o controlo de armas, informou uma das suas assessoras, Valerie Jarrett, durante um discurso em Newtown, no Estado do Connecticut, citado hoje pela imprensa norte-americana.

O porta-voz da Casa Blanca, Josh Earnest, confirmou na sua conferência de imprensa diária que Obama está interessado em usar o seu poder executivo para "manter as armas fora das mãos" dos que pretendem fazer mal a terceiros.

No ano passado, Obama confessou que a sua maior frustração como Presidente era o fracasso dos seus esforços em conseguir um maior controlo da venda e posse de armas no país.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online