sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama quer antecedentes dos candidatos a compradores de armas controlados

O Presidente dos EUA, Barack Obama, solicitou hoje aos seus colaboradores que redigissem uma proposta que lhe permita aumentar, sem a aprovação do Congresso, a verificação dos antecedentes dos compradores de armas, confirmou hoje a Casa Branca.

Reuters

Reuters

© Jonathan Ernst / Reuters

Obama quer receber quanto antes uma série de recomendações para tomar medidas executivas relacionadas com o controlo de armas, informou uma das suas assessoras, Valerie Jarrett, durante um discurso em Newtown, no Estado do Connecticut, citado hoje pela imprensa norte-americana.

O porta-voz da Casa Blanca, Josh Earnest, confirmou na sua conferência de imprensa diária que Obama está interessado em usar o seu poder executivo para "manter as armas fora das mãos" dos que pretendem fazer mal a terceiros.

No ano passado, Obama confessou que a sua maior frustração como Presidente era o fracasso dos seus esforços em conseguir um maior controlo da venda e posse de armas no país.

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07