sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de argentinos celebram nas ruas tomada de posse de Macri como Presidente

Centenas de argentinos concentraram-se à meia-noite em frente à residência do futuro Presidente do país, Mauricio Macri, celebrando antecipadamente a sua investidura, prevista para o dia de hoje.

reuters

Entonando o hino nacional e gritando "sim, pode-se", centenas de simpatizantes de Macri rumaram à Avenida do Libertador para saudar o Presidente eleito.

A concentração paralisou o trânsito e dezenas de automobilistas fizeram soar as buzinas junto ao edifício onde mora Macri, que saiu para a varanda para os saudar, por diversas vezes, visivelmente emocionado e acompanhado pela mulher, Juliana Awada.

Buzinas e fogo-de-artifício ouviram-se também noutros pontos da cidade.

Contudo, também foram centenas os que se concentraram em frente à residência particular de Cristina Kirchner, com os simpatizantes da Presidente cessante a entoarem o hino peronista enquanto se escutavam gritos da oposição como "Argentina sem Cristina" ou "Maurício Presidente", lançados por simpatizantes de Macri.

Mauricio Macri, que sucede no cargo a Cristina Kirchner, que ocupou a Presidência durante oito anos, foi eleito à segunda volta das eleições realizadas a 22 de novembro, com 51,42% dos votos, contra os 48,60% de Daniel Scioli, o candidato que era apoiado por Kirchner.

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14