sicnot

Perfil

Mundo

Hackers atacam página do primeiro-ministro do Japão por caça de baleias

O movimento de hackers Anonymous bloqueou hoje o acesso à página na Internet do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, num ataque em protesto contra o programa de caça às baleias do país.

© Reuters Staff / Reuters

O portal do primeiro-ministro nipónico permanece parcialmente bloqueado devido a um ataque de recusa de serviços ('DDos' ou 'Distributed Denial of Service'), cuja autoria foi reivindicada pelo grupo internacional de piratas informáticos na rede social Twitter, onde afirmaram que a caça de cetáceos "não é um direito cultural".

O ministro-porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, reconheceu hoje, em conferência de imprensa, que o ataque deixou "limitado" o acesso ao portal de Abe e assinalou que a polícia investiga se foi cometido por membros do grupo Anonymous.

A ação dos piratas informáticos surge como represália à decisão do Governo nipónico de retomar o programa de caça de baleias, segundo o qual vai pescar, esta temporada, 333 exemplares no Oceano Antártico para fins que alega serem científicos.

Mais de 30 países, incluindo todos os que integram a União Europeia, Estados Unidos, México e Austrália, apresentaram esta semana uma proposta conjunta ao Governo nipónico contra a caça de baleias, que também é contestada por organizações ambientalistas.

A rede Anonymous posicionou-se contra esta prática, tal como fez relativamente à caça de golfinhos de Taiji, no oeste do Japão, em novembro, altura em que os seus piratas informáticos provocaram o colapso de dezenas de portais japoneses.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.