sicnot

Perfil

Mundo

Hackers atacam página do primeiro-ministro do Japão por caça de baleias

O movimento de hackers Anonymous bloqueou hoje o acesso à página na Internet do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, num ataque em protesto contra o programa de caça às baleias do país.

© Reuters Staff / Reuters

O portal do primeiro-ministro nipónico permanece parcialmente bloqueado devido a um ataque de recusa de serviços ('DDos' ou 'Distributed Denial of Service'), cuja autoria foi reivindicada pelo grupo internacional de piratas informáticos na rede social Twitter, onde afirmaram que a caça de cetáceos "não é um direito cultural".

O ministro-porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, reconheceu hoje, em conferência de imprensa, que o ataque deixou "limitado" o acesso ao portal de Abe e assinalou que a polícia investiga se foi cometido por membros do grupo Anonymous.

A ação dos piratas informáticos surge como represália à decisão do Governo nipónico de retomar o programa de caça de baleias, segundo o qual vai pescar, esta temporada, 333 exemplares no Oceano Antártico para fins que alega serem científicos.

Mais de 30 países, incluindo todos os que integram a União Europeia, Estados Unidos, México e Austrália, apresentaram esta semana uma proposta conjunta ao Governo nipónico contra a caça de baleias, que também é contestada por organizações ambientalistas.

A rede Anonymous posicionou-se contra esta prática, tal como fez relativamente à caça de golfinhos de Taiji, no oeste do Japão, em novembro, altura em que os seus piratas informáticos provocaram o colapso de dezenas de portais japoneses.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.